PF realiza operação contra grupo suspeito de lavar dinheiro do tráfico internacional de drogas

 PF realiza operação contra grupo suspeito de lavar dinheiro do tráfico internacional de drogas

Uma operação da Polícia Federal contra um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Curitiba e em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. Segundo a corporação, no centro das investigações está um libanês que mora na capital paranaense e é apontado como intermediador de traficantes da Ásia e Oriente Médio. A Operação Maasari, como foi denominada, é um desdobramento da Operação Beirute, de 2014, que investigou uma quadrilha que exportava cocaína produzida na América do Sul para países da Europa, Ásia e África.

De acordo com a Polícia Federal, nas ações desta quarta-feira (6), cerca de 20 policiais cumpriram os mandados judiciais. Foram visitados endereços ligados ao principal suspeito.

Segundo o delegado Sérgio Luís Stinglin de Oliveira, chefe dos Grupos Especiais de Investigações Sensíveis em Curitiba, o objetivo era coletar documentos que comprovem a atuação criminosa do grupo:

As apurações iniciais apontam que o homem de origem libanesa, aliado a alguns sócios, criou uma estrutura de empresas fictícias para dar aparência lícita aos recursos oriundos do tráfico internacional de drogas. Os investigados devem ser indiciados por lavagem de dinheiro, com pena prevista de 3 a 10 anos de prisão para cada ato.

As informações levantadas até o momento pela PF indicam que os suspeitos movimentaram mais de R$ 24 milhões durante o período investigado. A maior parte das operações bancárias se deu por meio de transações em espécie e operações estruturadas conhecidas como “smurfing”.

Dessa forma, grandes quantias de dinheiro são concluídas por meio de várias operações menores, de forma a não chamar a atenção dos órgãos de controle, como a Receita Federal. A polícia também suspeita que o grupo usou várias pessoas físicas e jurídicas para ocultar bens e valores oriundos de atividades ilícitas.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem