ParanáGeral

Pinhão: Saiba como escolher

Entenda as diferenças entre o pinhão maduro, verde ou velho

 Pinhão: Saiba como escolher

Foto : Lucilia Guimarães/SMCS

Chega o frio e com ele o pinhão reaparece nas feiras e mercados. Mas para ter aquela experiência saborosa você sabe como escolher o seu pinhão? Primeiro, não caia no golpe do pinhão guardado da safra passada. De acordo com o professor Flávio Zanette, pesquisador em fruticultura na Universidade Federal do Paraná, o pinhão fresco pode ser identificado por uma casca brilhante, marrom nas pontas e mais amarelado na região central. Já o pinhão velho vai perdendo essas características.

O pinhão velho perde água e depois de um tempo não consegue absorver o líquido, e por isso não é agradável para comer. Depois de maduro, ele dura apenas cerca de dois meses em bom estado de conservação. Já o pinhão verde tem muita umidade, maior que o dobro do pinhão maduro e, unida ao alto teor de amido presente na iguaria, é local propício para proliferação de fungos e bactérias, que podem causar problemas como a má digestão, náuseas e episódios de constipação intestinal. Também não é permitida a venda de pinhões trazidos de outros estados.

Para identificar o pinhão verde, o professor indica testar a rigidez da semente.

O Instituto Água e Terra orienta que o pinhão deve ser colhido de pinhas caídas, o que garante a maturação. Por ser tóxico para o consumo, o pinhão verde não pode ser vendido no Paraná. Também é proibida a venda de pinhão vindo de outros estados.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Suspeitos de atirar em criança de 10 anos são presos

Suspeitos de atirar em criança de 10 anos são presos

Geovana dos Santos foi atingida na cabeça e está internada em estado grave