Polícia Federal colhe material genético de presos na Penitenciária de Catanduvas

Foto: reprodução / Google Maps.
Foto: reprodução / Google Maps.

Mais de 60 presos condenados por crimes hediondos tiveram material genético colhido pela Diretoria do Sistema Penitenciário Federal do presídio de Catanduvas, na Região Oeste do Paraná, no final deste ano. Os Juízes federais das varas criminais de Curitiba, responsáveis pela execução penal do Presídio Federal de Catanduvas, autorizaram a Diretoria vinculada ao Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, a coletar material para traçar o perfil genético dos presos condenados pela prática de crimes hediondos ou praticados com grave violência contra a pessoa, especialmente homicídio qualificado, latrocínio, extorsão mediante sequestro com resultado morte e roubo qualificado.

Considerada a “verdadeira impressão digital genética”, o material será incluído no Banco Nacional de Perfis Genéticos. Segundo a Justiça Federal, o procedimento é indolor. Células da mucosa bucal são extraídas com um cotonete por agentes da Polícia Federal, por meio do Instituto Nacional de Criminalística. Foram 62 presos selecionados para a identificação do perfil genético. O procedimento é uma ferramenta moderna e eficaz para a investigação policial, segundo a Justiça.

As informações do Banco Nacional de Perfis Genéticos podem ser cruzadas com o perfil genético de material biológico identificado no local da prática de um crime, para a imediata identificação do autor. A Rede de perfis genéticos foi criada por decreto presidencial em março de 2013

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição