Polícia Federal prende integrantes de máfia italiana

 Polícia Federal prende integrantes de máfia italiana

(Foto: divulgação/Polícia Federal)

(Foto: divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal do Paraná conseguiu localizar e prender nesta segunda-feira (08) dois criminosos integrantes da máfia italiana ‘Ndrangheta’, no litoral de São Paulo. Pai e filho, foragidos da Justiça italiana, ocupavam apartamentos de alto padrão em coberturas no litoral paulista, cercados por um forte esquema de segurança e monitoramento eletrônico. Eles seriam os responsáveis por atuar na América do Sul no esquema de envio de cocaína para a Europa. O grupo mafioso seria o responsável por controlar 40% dos envios de cocaína em todo o mundo. No apartamento foram encontradas paredes falsas, que davam acesso a salas onde eram guardadas armas, dinheiro e também drogas. A operação foi comandada pela PF do Paraná. Os policiais cogitaram utilizar um helicóptero para chegar ao topo do prédio e, com cordas, fazer a entrada no apartamento.

Segundo o superintendente da Polícia Federal no Paraná, Luciano Flores de Lima, pai e filho possuem um histórico de fuga e confronto com a polícia

A relação entre a máfia italiana e facções criminosas brasileiras, como o PCC, também é investigada. As apreensões de cocaína, que têm sido registradas nos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), podem ser de remessas da quadrilha da qual fazem parte os homens presos hoje.

No Brasil, pai e filho mantinham empresas para lavagem de dinheiro.

O delegado da Polícia Federal, Ricardo Hiroshi Ishida, considera que o Brasil, até então, era visto como uma espécie de “paraíso” para os bandidos.

Um dos presos é Nicola Assisi, foragido há duas décadas e apontado como um dos maiores traficantes do mundo. Conhecido como “O Fantasma da Calábria”, Assisi deve ser extraditado para a Itália, com o filho, nas próximas semanas. Os policiais apreenderam moedas estrangeiras, drogas e três armas de fogo. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, a pedido da Representação da Polícia Federal junto à Interpol, em cooperação à Polícia Italiana.

Reportagem: Ricardo Pereira

(Foto: divulgação/Polícia Federal)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem