ParanáEconomia

Preço da soja tem desvalorização de 40%

As dificuldades de escoamento pelas estradas paranaenses têm prejudicado o setor

 Preço da soja tem desvalorização de 40%

Fotos:Jaelson Lucas / AEN

A soja teve uma desvalorização de quase 40% na última safra no Paraná, de acordo com os dados do Sistema FAEP/SENAR e do Sistema Fetranspar, a Federação de Empresas de Transporte de Cargas do Paraná.

Veja mais:

Conforme o levantamento, o preço da saca de 60 kg de soja caiu de R$ 200, no final de 2022, para cerca de R$ 120 no início deste ano. De acordo com o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, as interdições recorrentes em rodovias do Estado, como a BR-277, principal ligação com o Porto de Paranaguá, foram prejudiciais ao setor produtivo, como a queda no preço da soja.

Em um período de cinco meses, a BR-277, devido aos deslizamentos que foram registrados em outubro de 2022, entre os quilômetros 39 e 42, ficou 27 dias completamente interditada, além de bloqueios parciais que causaram um tempo maior de viagem no trajeto.

O presidente do Sistema Fetranspar, Cel. Sérgio Malucelli, reforça que sem manutenção e conservação das estradas do Paraná, as principais rotas para o escoamento da produção agropecuária encontraram dificuldades na última temporada.

O Cel. Sérgio Malucelli destaca que a situação das estradas prejudica quem usa o trecho a passeio, mas, principalmente o setor produtivo.

O primeiro leilão de concessão das rodovias para o novo modelo do pedágio no Paraná está marcado para agosto deste ano. A preocupação da FAEP/SENAR e do Sistema Fetranspar é que as melhorias não estejam prontas até o escoamento da safra de grãos 2023/24, o que afeta diretamente o setor produtivo e as transportadoras.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

Jessica de Holanda

Empréstimos com garantia de imóvel crescem 23% no Paraná

Empréstimos com garantia de imóvel crescem 23% no Paraná

A modalidade permite buscar recursos para empreender, reformar ou quitar dívidas

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Servidores públicos municipais cobravam Pix para 'furar a fila' em serviços de poda e remoção

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Policiais cumpriram ordens judiciais em Curitiba, Campo Largo, Pinhais e Assis Chateaubriand