Presidente do STJ concede ‘salvo-conduto’ para evitar nova prisão de Richa

 Presidente do STJ concede ‘salvo-conduto’ para evitar nova prisão de Richa

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, mandou soltar o ex-governador Beto Richa no começo da noite desta quinta-feira (31). O ministro acolheu o recurso da defesa, concedeu o habeas corpus e ainda um salvo-conduto para que Richa não volte ser preso na Operação Integração — que investiga o pagamento de propina nos contratos de pedágio do Paraná. O salvo-conduto tinha sido negado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e a defesa do ex-governador recorreu ao STJ. Richa estava detido desde sexta-feira (25), para que não interferisse nas investigações — segundo o Ministério Público Federal, Richa teria tentado influenciar no depoimento de uma testemunha, em agosto do ano passado.

No despacho, o presidente do STJ destaca que, ‘em momento algum’, ficou caracterizada a participação de Richa na ‘suposta tentativa de alterar/influenciar o depoimento da testemunha’. ‘Pelo contrário’, afirma o ministro, ‘o decreto de prisão preventiva foi preciso em responsabilizar Dirceu Pupo Ferreira’ — contador que trabalhava para a família do ex-governador e foi preso junto com Richa, na sexta-feira (25).

No recurso do habeas corpus, o presidente do STJ ainda faz referência ‘a manutenção da ordem pública’, que também poderia justificar a prisão preventiva. A esse respeito, o ministro avalia que os fatos citados contra Richa têm pelo menos sete anos — anteriores a 2012 –, o ex-governador já renunciou o cargo e foi derrotado nas eleições. Para o presidente do STJ, a manutenção da ordem pública, baseada em ‘fatos recentes e poder’ de influência ‘não se faz, efetivamente, presente’.

O habeas corpus e o salvo-conduto também se estendem ao ex-secretário Pepe Richa. Nesta ação, o ex-governador, o irmão dele e outras oito pessoas são acusados dos crimes de organização criminosa e corrupção passiva.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Aberta nova consulta pública da Agepar

Aberta nova consulta pública da Agepar

Consulta aberta nesta sexta-feira (26), é sobre revisão tarifária do saneamento básico do PR

Paraná tem expectativa de recorde na produção de feijão

Paraná tem expectativa de recorde na produção de feijão

O volume esperado na segunda safra é de 774 mil toneladas

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense