Produção nas indústrias paranaenses diminui 12% no começo do ano; setor automobilístico foi o mais afetado

montadora carro
Foto: reprodução // FIEP

O volume de produção das indústrias paranaenses encolheu 12% no mês de janeiro, de acordo com dados divulgados na terça (10) pelo IBGE. Foi o terceiro pior desempenho do país, e acima da média nacional de 5,2% na comparação com janeiro do ano passado. Segundo o instituto, a queda na produção das montadoras foi o que mais puxou este índice para baixo. A indústria automobilística é a que mais tem sofrido com a atual crise econômica brasileira, de acordo com o economista Roberto Zurcker, da Federação das Indústrias do Paraná.

O Paraná é o terceiro estado do país que mais produz veículos automotores, e tem um importante papel na indústria automotiva brasileira. Não a toa, as principais montadoras da Grande Curitiba demitiram metalúrgicos ou diminuíram a produção entre o fim de 2014 e o começo de 2015. Em todo o país, foram mais de mil demissões nas montadoras. Já nas concessionárias, a venda de carros tem seguido no mesmo ritmo, e gente que pretendia comprar um zero quilômetro acabou pensando duas vezes antes de fechar negócio. O empresário Luiz Fernando Ortega é um destes que preferiu esperar um pouco.

Já o maestro Leandro Gaffke não pensou apenas em quanto custaria um zero quilômetro. O preço dos combustíveis também foi levado em consideração na hora de fazer as contas.

Além da indústria automobilística, o Paraná também teve queda na produção de máquinas e equipamentos, de 32%, e nos derivados de petróleo, em torno de 18%. Ou seja, as empresas não estão investindo na modernização das plantas. Segundo o economista Roberto Zurcker, se a crise continuar como está, os prognósticos não são nada favoráveis.

Já na comparação de dezembro de 2014 para janeiro de 2015, a indústria paranaense caiu 5,6%, enquanto a média nacional foi de alta de 2%.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição