CuritibaServiços

Projeto quer criar a Patrulha da Pessoa Idosa

Entre as diretrizes da proposta, estão a atenção às ocorrências de violência física, psicológica, moral e patrimonial contra a pessoa idosa.

 Projeto quer criar a Patrulha da Pessoa Idosa

Foto: Carlos Costa / CMC

Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Curitiba, pretende criar a Patrulha da Pessoa Idosa. A ideia é que a Prefeitura utilize as estruturas que já existem da Fundação de Ação Social e da Guarda Municipal para viabilizar a implementação do programa que busca combater a violência contra o idoso. Entre as diretrizes da proposta, estão a atenção às ocorrências de violência física, psicológica, moral e patrimonial contra a pessoa idosa, além da garantia de atendimento humanizado e inclusivo sempre que houver medida protetiva. A patrulha deve realizar visitas domiciliares periódicas e acompanhar os casos selecionados; verificar o cumprimento das medidas protetivas aplicadas pelo Poder Judiciário ou autoridade policial e adotar medidas cabíveis nos casos de descumprimento. O texto também autoriza o Executivo a firmar convênios com entidades privadas e outros órgãos públicos para viabilizar a execução do programa. 

O projeto foi protocolando no dia 23 de agosto pelo vereador Serginho do Posto (União) e deve ser lido no pequeno expediente da sessão plenária de segunda-feira (28). Na sequência será enviado à Procuradoria Jurídica da casa. Depois segue para a análise da Comissão de Constituição e Justiça. Caso acatada, a proposição será encaminhada para os outros colegiados permanentes, indicados pela CCJ de acordo com o tema da matéria. Cada comissão pode ainda solicitar estudos complementares até que o projeto esteja apto para votação em plenário. Não há um prazo para que isso aconteça.

Avatar

juliana.goss

Fórum sugere obrigatoriedade de educação no trânsito em escolas

Fórum sugere obrigatoriedade de educação no trânsito em escolas

Sugestão faz parte de Carta de Curitiba elaborada em conjunto entre especialistas da Segurança Pública