Política

PT encaminha à Polícia nomes de 10 suspeitos de envolvimento em atentados contra caravana de Lula

 PT encaminha à Polícia nomes de 10 suspeitos de envolvimento em atentados contra caravana de Lula

Foto: PT/Divulgação

Foto: Divulgação/PT

O Partido dos Trabalhadores afirma que nomes de dez suspeitos de envolvimento em atentados contra a caravana do ex-presidente Lula e 20 números de telefone foram identificados e encaminhados hoje (29) à polícia. O presidente do PT do Paraná, ex-deputado federal Doutor Rosinha, disse hoje (29) que somente “uma pessoa com problema mental” diria que o próprio partido atentaria contra a caravana.

Rosinha fez referência a declarações de autoridades que sugerem a suspeita. Sem citar nomes, ele criticou especialmente as declarações do pré-candidato à presidência da República Jair Bolsonaro, do PSL, que acusa o próprio PT de ter criado um factoide.

A perícia deve ficar pronta nos próximos dias, segundo a Secretaria de Segurança. Ontem, o delegado Wilkison Fabiano Oliveira de Arruda, da Polícia Civil de Laranjeiras do Sul, no Paraná, que estava de plantão na terça-feira (27) quando foram feitos disparos contra dois ônibus da comitiva do ex-presidente, faz duras críticas à estrutura da Polícia, que ele classifica como sucateada.

Arruda divulgou uma nota nesta quarta-feira (28). Segundo ele, os problemas da polícia ficaram evidentes no caso do ataque. A nota aponta que “a demora na chegada de peritos ao local se deu em razão da extrema precariedade a que está submetido o Instituto de Criminalística do Estado do Paraná”.

O governador Beto Richa, do PSDB, negou as afirmações do delegado e disse que o Estado nunca teve tanto investimento na Polícia Científica. Richa disse hoje (29) que acompanha de perto a investigação caso dos tiros contra a caravana

O secretario-geral do PT no Paraná, ex-deputado Angelo Vanhoni, reconhece que houve atendimento por parte do Comando da Polícia Militar nos grandes centros. Ele sugere, porém, que autoridades locais, de cidades menores, podem ter sido omissas durante a caravana.

Vanhoni aponta que os diálogos flagrados na investigação até agora apontam para pessoas diretamente envolvidas em atentados. Ele lembrou o assassinato da vereadora Marielle Franco, do PSOL, no Rio de Janeiro, há duas semanas, para afirmar que há no País um processo de radicalização que prega a extermínio de pessoas que defendem determinadas posições políticas.

Duas equipes do Centro de Operações Policiais Especiais, o Cope, grupo de elite da Polícia Civil, foram designadas ontem (28) pela Secretaria de Segurança para reforçar as investigações. Paralelamente, a pedido do Partido dos Trabalhadores, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, o Gaeco, do Ministério Público, também vai investigar atos de violência contra a caravana.

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmara vai recorrer de liminar do STF que restabelece mandato

Câmara vai recorrer de liminar do STF que restabelece mandato

Renato Freitas tinha sido cassado por quebra do decoro parlamentar

78 mil ítalo-brasileiros participam de votação do parlamento italiano

78 mil ítalo-brasileiros participam de votação do parlamento italiano

Os eleitores são italianos natos e descendentes com cidadania residentes no Brasil

Ministro do STF restabelece mandato de Renato Freitas

Ministro do STF restabelece mandato de Renato Freitas

Com suspensão da cassação, vereador poderá participar das eleições deste ano

Eleitores brasileiros decidem voto presidencial antes dos outros cargos

Eleitores brasileiros decidem voto presidencial antes dos outros cargos

Foram ouvidas 2 mil pessoas por telefone, entre os dias 18 e 20 de setembro