CuritibaEconomia

Quadrilha suspeita de contrabando de agrotóxicos do Paraguai é alvo de operação da Polícia Federal

 Quadrilha suspeita de contrabando de agrotóxicos do Paraguai é alvo de operação da Polícia Federal

Foto: arquivo/Agência Brasil

Uma quadrilha suspeita de operar no contrabando de defensivos agrícolas, foi alvo de uma operação da Polícia Federal, nesta terça-feira (31). As ações aconteceram em Foz do Iguaçu e mais seis cidades do oeste do Paraná, além de um município do Mato Grosso do Sul. Três pessoas foram presas e mais de 20 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

O grupo é investigado pela importação ilegal de substâncias como o benzoato de emamectina, popularmente conhecido como “Benzo”. O pesticida é usado nas lavouras de soja, milho, feijão e algodão, no combate a um tipo de lagarta comum a essas plantações (helicoverpa armigera). Por ser extremamente poluente, a substância tem a venda controlada do país, na concentração máxima de 5%. Em posse do grupo criminoso, o “Benzo” foi encontrado em concentração até seis vezes maior do que a autorizada.

A Operação Ruta Negra, como foi denominada pela Polícia Federal, cumpriu ordens judiciais de prisão e busca e apreensão nas cidades de Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Ubiratã, Irati e em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso do Sul.

Segundo a PF, a investigação das ações do grupo criminoso começaram em 2019, quando foram realizadas apreensões de cargas de agrotóxicos ilegais vindas do Paraguai. Desde então, a quadrilha está relacionada a outras dez prisões em flagrante delito, por diversos crimes, todas na mesma região.

Nos últimos três anos, integrantes do bando foram flagrados na importação ilegal de agrotóxicos e em crimes conexos, como a receptação de veículos frutos de roubo ou furto, que eram adulterados e usados no transporte dos produtos contrabandeados.

Desde então, uma tonelada de defensivos agrícolas contrabandeados foi apreendida pela PF. O valor estimado dos produtos localizados junto ao grupo criminoso supera os R$ 2 milhões de reais. Agora, o grupo passa a responder pelos crimes de contrabando, receptação qualificada, falsificação de documentos e organização criminosa. Se condenados, a pena pode superar os 35 anos de prisão.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba registra chuva de granizo em vários bairros; veja vídeo

Curitiba registra chuva de granizo em vários bairros; veja vídeo

Previsão para sexta-feira (20) é de tempestades para praticamente todo o estado

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Crime foi registrado na cidade em julho deste ano; vítima foi encontrada carbonizada

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Município terá que adotar medidas de melhorias em relação a zoonoses após pedido do MP

Banda curitibana é indicada ao Grammy Latino

Banda curitibana é indicada ao Grammy Latino

A banda Jovem Dionísio concorre na categoria Melhor Álbum de Rock/Música Alternativa; a premiação acontece