“Que tenham responsabilidade sobre seus mortos”, diz secretário estadual da saúde sobre prefeituras que não aderiram ao novo decreto estadual

 “Que tenham responsabilidade sobre seus mortos”, diz secretário estadual da saúde sobre prefeituras que não aderiram ao novo decreto estadual

Foto: Divulgação/SESA

O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde aponta 23.965 casos de coronavírus no Paraná, com 737 pacientes internados, entre UTI´s e enfermarias, e 650 vidas perdidas por causa da doença. Nesta semana, passou a valer um novo decreto do governo estadual, que amplia as medidas restritivas por pelo menos 14 dias em 134 cidades de sete regionais de saúde a maioria na região oeste, além da grande Curitiba.

Em entrevista ao vivo para a BandNews FM, o Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirma que o cumprimento das recomendações é de responsabilidade dos municípios e destaca que o principal objetivo é diminuir o número de mortes.

Ainda que a situação econômica seja comprometida, especialmente nos comércios, o secretário destaca a importância de frear o avanço dos números.

Caso as restrições destes 14 dias não sejam suficientes para estabilizar a contaminação por coronavírus, o prazo poderá ser prorrogado por mais sete dias. Mas, segundo o secretário, medidas ainda mais rigorosas poderão ser adotadas.

Desde o início da pandemia, o Paraná foi um dos estados com o maior controle do número de infecções por coronavírus no Brasil.

No entanto, o aumento do número de casos e o baixo índice de isolamento social vistos nas últimas semanas preocupa as autoridades de saúde.

O secretário afirma que todas as decisões estão sendo tomadas com base em estudos feitos por pesquisadores que têm acompanhado a evolução da doença desde que a pandemia chegou ao Brasil. 

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos