PolíticaCidadania

Ratinho Jr anuncia reforço na segurança das escolas

Medida coloca 5,6 mil militares no entorno das unidades da rede estadual

 Ratinho Jr anuncia reforço na segurança das escolas

Foto Gilson Abreu/ANPr

Cinco mil e seiscentos policiais passam a fazer a segurança em frente às escolas do Paraná. Além disso, psicólogos estarão disponíveis para atendimento. As medidas foram anunciadas nesta manhã (quinta, 13), pelo governador Ratinho Junior (PSD). Entre os 5.600 policiais, 2 mil são novas contratações. A medida foi tomada de forma imediata, junto com a Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Outra iniciativa é a contratação de 40 psicólogos e 200 bolsistas da área psicológica para atender os núcleos escolares. Os 40 profissionais serão divididos entre os 32 núcleos do estado para atender funcionários da rede. Os bolsistas devem atender os estudantes. O governador detalhou, também, o programa “Brigada Escolar” – com treinamentos para a comunidade escolar em caso de situações adversas.

O programa será reforçado Secretaria de Segurança Pública, para mais 400 novos profissionais. Esse treinamento será realizado, pelo menos, duas vezes por ano. O objetivo é preparar a comunidade escolar diante de possíveis situações de violência ou ameaças à segurança dentro das escolas.

O treinamento envolve militares estaduais, funcionários, professores e alunos da instituição de ensino e será realizado em todas as regiões do Paraná. De acordo com o governador, será implementado um aplicativo no qual, em qualquer movimento suspeito, diretores e professores podem acionar a Polícia Militar.

A Seed também deve repassar às escolas estaduais valores entre R$ 10 mil e R$ 20 mil reais – verba a ser utilizada no reforço da segurança, seja para instalação de câmeras ou reforço estrutural como, por exemplo, portões. O governador fez ainda um apelo para que pais e responsáveis monitorem as mochilas, o comportamento e as redes sociais das crianças e adolescentes.

Reportagem: Francine Lopes e Ricardo Pereira

Avatar

leonardo.gomes

103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro

103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro

Cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter mais um dia de votação