Reajuste na tarifa de água da Sanepar deve ser adiado

 Reajuste na tarifa de água da Sanepar deve ser adiado

Foto: Divulgação Sanepar

Foto: divulgação/ Sanepar

O reajuste da tarifa de água e esgoto feito pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), previsto, em princípio, para maio deste ano, deve ser adiado. A Agência Reguladora do Paraná (Agepar) está analisando, ainda sem data definida para conclusão, o pedido de aumento feito pela Sanepar.

O reajuste seria analisado pelo Conselho Diretor da Agepar nesta terça-feira (09), mas no final da manhã desta segunda-feira (08) a Agência informou, por meio de nota, que o assunto não vai entrar em pauta esta semana.  No comunicado, o órgão diz que o adiamento se deve à necessidade de “concluir a análise técnica sobre o processo”.

Não há uma nova data definida para que o aumento seja apreciado pela Agepar. O pedido de reajuste foi encaminhado à Agepar em março deste ano, no entanto, o percentual de aumento não foi informado nem pela Agência, nem pela Sanepar.  Em fevereiro deste ano, o presidente da Companhia de Saneamento, Claudio Stabile, afirmou que a ideia era fazer com que o aumento de 25,63%, definido pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar) à época, e que seria aplicado até 2025, fosse aplicado em dois ou três anos.

A afirmação foi dada em fevereiro durante o Paraná Day, um evento voltado a investidores do estado. O aumento de 25,63%, escalonado em oito anos, foi definido pela Agepar em 2017. A justificativa para o reajuste é a defasagem provocada pelo congelamento da tarifa de água, realizado entre 2005 e 2010.

À época, durante a gestão de Roberto Requião (MDB), o argumento era de que o congelamento beneficiava os consumidores, especialmente os de renda mais baixa. O último reajuste da tarifa da Sanepar, de 2018, ficou em 5,12%.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem