PolíticaGeral

Requião pede restabelecimento de pensão vitalícia de ex-governador

Em maio, um grupo de beneficiários conseguiu na Justiça reverter a suspensão do benefício

 Requião pede restabelecimento de pensão vitalícia de ex-governador

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-governador do Paraná Roberto Requião (PT) recorreu ao Supremo Tribunal Federal para reaver a pensão vitalícia de R$ 43 mil. O pedido foi protocolado na semana passada. Requião exerceu o cargo de governador por três mandatos, o último deles encerrado em 2010. Depois disso, passou oito anos no Senado. Nas eleições do ano passado, quando concorreu novamente ao Palácio Iguaçu, o político declarou à Justiça Eleitoral bens que totalizam R$ 896 mil.

Veja mais:

As pensões e aposentadorias concedidas a ex-governadores e viúvas foram suspensas em 2019, por meio da aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional que alterou a legislação estadual. No entanto, atendendo a um grupo de beneficiários, em maio deste ano, a Segunda Turma do STF restabeleceu os pagamentos vinculados a Emilio Hoffmann, Elisio Ferraz de Campos, Mario Pereira, João Paulo Pimentel, Orlando Pessuti, Jaime Lerner e Beto Richa. Na ocasião, alguns ex-governadores não integravam a ação coletiva, casos de Cida Borghetti e Roberto Requião.

O advogado que representa o ex-governador, Guilherme Gonçalves, explica que a ação movida por ele pede a extensão da interpretação do STF para o caso específico de Requião:

O defensor pondera que Roberto Requião cumpre todos os requisitos para ter direito à pensão. Inclusive, entre os beneficiários, o político foi o que mais tempo exerceu o cargo de governador. Ele chefiou o Palácio Iguaçu por quase 12 anos, entre 1991 e 1994, e depois entre 2003 e meados de 2010. O advogado Guilherme Gonçalves também aponta que Requião também cumpre os demais requisitos estabelecidos pelo STF:

O pedido de restabelecimento da pensão foi apresentado ao Supremo Tribunal Federal na semana passada. Na petição inicial, o advogado solicita que o caso seja distribuído para o ministro Gilmar Mendes, que presidia a Segunda Turma em maio, quando o tema foi debatido na Corte. A distribuição cabe à presidente do STF, ministra Rosa Weber, e a decisão deve ser tomada ainda nesta semana.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Pimentel aparece à frente de Ducci em três cenários

Pimentel aparece à frente de Ducci em três cenários

Sondagem da Paraná Pesquisas foi contratada pela Band Paraná

João Dória recebe Título de Cidadão Honorário do Paraná

João Dória recebe Título de Cidadão Honorário do Paraná

Ex-governador de São Paulo recebeu honraria nesta quinta-feira (04) na Alep

Eleições: pessoas com deficiência são convidadas a serem mesárias

Eleições: pessoas com deficiência são convidadas a serem mesárias

Os interessados devem fazer a inscrição no formulário do site do TER-PR

Vereador de Guarapuava perde mandato por improbidade administrativa

Vereador de Guarapuava perde mandato por improbidade administrativa

Celso Costa (Cidadania) é acusado de desviar função de assessora parlamentar entre 2013 e 2014