ParanáGeral

Reunião discute disseminação da coqueluche no Paraná

Mais de 100 casos foram registrados neste ano e uma morte pela doença

 Reunião discute disseminação da coqueluche no Paraná

Foto: Tânia Régo/Agência Brasil

Diante do aumento expressivo no número de casos de coqueluche e da confirmação de um óbito pela bactéria no Paraná, entidades públicas e privadas se reuniram para estabelecer ações conjuntas de prevenção. A reunião, realizada na quinta-feira (1), foi encabeçada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e abordou diversas condutas de alerta e prevenção à doença, como a busca ativa de gestantes, puérperas, crianças e profissionais de saúde para aplicação da vacina contra a coqueluche, além de orientações sobre cuidados e investigação dos casos suspeitos e confirmados para medidas de controle e tratamento em tempo oportuno.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, conta que também foram discutidas orientações gerais, entre elas o controle de visitas por sintomáticos respiratórios à bebês recém-nascidos.

O risco da coqueluche é maior para crianças menores de um ano e, se não tratada corretamente, pode evoluir para o quadro grave e até mesmo levar à morte. A doença evolui em três fases. Na inicial, os primeiros sintomas são semelhantes aos de um resfriado comum, com febre baixa, mal-estar geral e coriza. Na segunda, surgem crises de tosse seca (cinco a dez tossidas em uma única inspiração), que podem ser seguidas de vômitos, falta de ar e a face em coloração roxa. Na terceira os sintomas anteriores diminuem, embora a tosse possa persistir por vários meses.

A pediatra e professora do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), Gislayne Souza Nieto, explica que a principal forma de proteção contra a coqueluche é a vacinação.

Em crianças a imunização começa com a vacinação da mãe, na gestação. A dose da vacina dTpa (versão acelular da vacina contra difteria, tétano e coqueluche) deve ser aplicada, preferencialmente, a partir da 20ª semana de cada gravidez, podendo ser administrada até 45 dias após o nascimento do bebê (puerpério). Ainda nas crianças, a imunização contra a coqueluche ocorre também por meio da vacina pentavalente (que previne contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B) e DTP (contra difteria, tétano e coqueluche). A primeira deve ser aplicada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida.

Já a DTP deve ser administrada como reforço aos 15 meses e aos quatro anos. Os trabalhadores da saúde e da educação também fazem parte do grupo que pode e deve receber a dTpa. Desde o início do ano, Paraná registrou 102 casos da doença e um óbito – um bebê de seis meses. Os números quase 10 vezes maiores que o registrado em todo o ano passado.

Em maio deste ano, após o aumento no número de casos de coqueluche em todo Brasil, o Ministério da Saúde (MS) ampliou, de forma excepcional, a indicação da vacina dTpa para trabalhadores da saúde que atendem gestantes e crianças, e que atuam nos serviços de saúde públicos e privados, ambulatorial e hospitalar. Esse atendimento inclui as áreas de ginecologia e obstetrícia, parto e pós-parto imediato, incluindo as casas de parto, unidade de terapia intensiva (UTI) e unidades de cuidados intensivos (UCI) neonatal convencional, UCI canguru, berçários (baixo, médio e alto risco), e pediatria, além de trabalhadores que atuam como doulas.

Atualmente, no Paraná, a cobertura vacinal da pentavalente em crianças menores de um ano está em 86%, quando o preconizado pelo MS é 95%. Em gestantes e profissionais de saúde a cobertura da dTpa é de 72%.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Olívia Marques

Temperatura supera os 39°C no inverno do Paraná

Temperatura supera os 39°C no inverno do Paraná

Em Curitiba, os termômetros marcaram 33,3 graus

Inmet renova alerta de baixa umidade no Paraná

Inmet renova alerta de baixa umidade no Paraná

Neste domingo (8), os níveis variam entre 20% e 12%, muito abaixo do ideal

Pesquisa aponta impactos do financeiro na saúde mental da população

Pesquisa aponta impactos do financeiro na saúde mental da população

Serasa ouviu 1.766 consumidores de todas as regiões do País

Previsão do tempo para este domingo (08)

Previsão do tempo para este domingo (08)

Previsão de sol e calor para Curitiba; céu segue 'cinzento'