NacionalGeral

Robô pode reduzir em até 80% as filas do SUS

A inteligência artificial oferece tecnologia cognitiva para gerenciar riscos por meio do monitoramento de dados

 Robô pode reduzir em até 80% as filas do SUS

Foto: divulgação

Laura. Esse é o nome do Robô que promete melhorias no atendimento da saúde pública do país. Criada pelo analista de sistemas Jac Fressato, a inteligência artificial, de acordo com o diretor geral do Instituto Laura, Marco Sanfelice, oferece tecnologia cognitiva para gerenciar riscos por meio do monitoramento de dados.

Quando foi criada em 2014, o intuito era reduzir as mortes causadas por infecções generalizadas. Mas então percebeu-se que o uso poderia ser ampliado. Durante a pandemia, Curitiba, por exemplo, aproveitou a tecnologia com foco no monitoramento de pacientes com sintomas de Covid-19. A partir de uma análise de risco a ferramenta definia se havia ou não a necessidade de um atendimento médico presencial. E é através desse tipo de análise que ela pode ser usada também para outras demandas, em especial para pacientes com risco hospitalar, como cardiopatas, hipertensos e diabéticos, que precisam de monitoramento constante.

Mais de 30 planos de saúde em todo o país já aplicam a tecnologia. E há também municípios que fizeram parcerias com o instituto para o atendimento pelo SUS. Além de Curitiba, o robô Laura foi implementado no sistema de saúde de Guarapuava, na região central do estado, e também em São Paulo e São Bernardo do Campo. A robô auxilia no atendimento médico, com possibilidade inclusive de reduções de 60 a 82% na fila de espera do SUS.

O Instituto Laura é uma ONG sem fins lucrativos criada em 2019 com o intuito de democratizar o acesso à saúde, com foco no SUS e possíveis melhorias.

Reportagem por Vanessa Fontanella.

mariane.abreu

Copa do Mundo: Churrasquinho e cerveja estão mais caros

Copa do Mundo: Churrasquinho e cerveja estão mais caros

Preços de alimentos e bebidas aumentaram um ano, segundo a FGV

Provas do Enade são aplicadas neste domingo (27)

Provas do Enade são aplicadas neste domingo (27)

Para acessar a sala de prova, o estudante deve apresentar documento de identificação válido com

Luz não terá cobrança extra em dezembro, diz Aneel

Luz não terá cobrança extra em dezembro, diz Aneel

Manutenção da bandeira tarifária verde, ou seja, sem cobrança extra, ocorre pelo oitavo mês seguido