Secretaria de Saúde confirma primeira reinfecção por Covid-19 no PR

 Secretaria de Saúde confirma primeira reinfecção por Covid-19 no PR

Arquivo/Sesa

covid-reinfecção
Foto: divulgação/SESA

O Paraná tem o primeiro caso confirmado de reinfecção pela Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A paciente reinfectada tem 39 anos e mora em Curitiba. Ela testou positivo para a doença pela primeira vez no dia 15 de junho do ano passado, e, pela segunda vez, em um exame feito no dia 24 de fevereiro. Exames apontaram que a paciente foi reinfectada com a variante brasileira do coronavírus.

A Sesa não informou o estado de saúde dela. As amostras foram enviadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que realizou o sequenciamento genômico do vírus. Conforme a Sesa, os protocolos do Ministério da Saúde determinam que após três meses pela infecção do mesmo vírus ou derivações, o caso é considerado de reinfecção.

No caso da paciente curitibana, o intervalo foi de 254 dias. Mesmo os casos suspeitos de reinfecção – quando ainda não há confirmação laboratorial no intervalo maior ao levado em consideração pelas autoridades de saúde, têm preocupado os infectologistas.

A médica infectologista Viviane Hessel explica que até mesmo os vacinados estão sujeitos a uma nova infecção pelo coronavírus. Dessa maneira, os cuidados básicos de higiene e distanciamento permanecem essenciais.

Ainda nesta quarta-feira, a Sesa informou que foram confirmados 11 novos casos de variantes do novo coronavírus no Paraná. São mais 10 confirmações da P1, variante brasileira, e mais uma confirmação da B.1.1.7, identificada no Reino Unido. No total, segundo a secretaria, o estado chegou a 43 casos da variante P1 e três casos da variante B.1.1.7.

O boletim da Sesa, desta quarta-feira, aponta que o estado ultrapassou o total de 14 mil mortes pela Covid-19. No total, segundo o relatório, são 14.087 mortes e 769.966 casos confirmados.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos