ParanáGeral

Secretários pedem maior rigor no combate à gripe aviária

Representantes protestam contra flexibilização das medidas sanitárias em meio a emergência no país

 Secretários pedem maior rigor no combate à gripe aviária

Arquivo/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Agricultura (Conseagri) espera um posicionamento do Governo Federal sobre o afrouxamento de regras sanitárias em meio à emergência causada pela gripe aviária. Em documento enviado ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, os secretários pedem a suspensão total e sem ressalvas de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. O secretário da Agricultura do Paraná e presidente do Conseagri, Norberto Ortigara, explica que o objetivo é manter a vigilância integral em todo o Brasil contra a influenza aviária.

Veja mais:

Na última semana, o Governo Federal anunciou uma flexibilização das regras e estabeleceu que eventos com aglomeração de aves podem ser realizados quando o Serviço Veterinário Estadual autorizar, depois de avaliar a situação epidemiológica do local e se houver um plano de biosseguridade. No ofício encaminhado ao Ministério da Agricultura os representantes estaduais reforçam a relevância da avicultura para o país, tanto no aspecto econômico, de segurança alimentar e para o desenvolvimento sustentável do país.

Desde 15 de maio de 2023, quando foi detectado pela primeira vez no Brasil o vírus da influenza aviária, o Brasil fez 2.555 investigações de suspeitas da doença, com 704 coletas de amostras. Foram detectados 151 focos, com resultados laboratoriais positivos para a influenza aviária de alta patogenicidade. Sete focos ainda estão em análise, sem conclusão laboratorial.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Izabella Machado

Paraná cria projeto de boletins quinzenais sobre o cenário econômico

Paraná cria projeto de boletins quinzenais sobre o cenário econômico

Relatórios terão dados e análises sobre a economia global, nacional e regional

Simulado de acidente será realizado na BR-116

Simulado de acidente será realizado na BR-116

O treinamento será feito em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Agências do trabalhador oferecem 22 mil vagas de emprego

Em Curitiba, também há vagas para profissionais de nível superior e técnico