ParanáGeral

SESP apresenta dados sobre resolução de homicídios

Secretaria alega que a metodologia do Instituto Sou da Paz não condiz com órgãos internacionais

 SESP apresenta dados sobre resolução de homicídios

Foto: Arquivo/ANPr

Em resposta à pesquisa “Onde Mora a Impunidade?”, publicada nesta semana pelo Instituto Sou Paz, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) apresentou números diferentes sobre a resolução de homicídios no Paraná. São dados diversos sobre cenários semelhantes porque as metodologias usadas não são as mesmas.

Segundo a SESP, o instituto leva consideração o número de denúncias criminais em fase judicial, o que envolve outras instituições, como Ministério Público e Judiciário. Portanto, na visão da pasta, o índice não mede a eficiência da investigação policial, mas do sistema como um todo. Ainda segundo a SESP, os dados da pesquisa não podem ser comparados com indicadores globais, como os do Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crimes, justamente pela diferença de metodologia.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública não disponibilizou um porta-voz para comentar a 5ª edição da pesquisa “Onde Mora a Impunidade?”, do Instituto Sou da Paz. O levantamento anual apontou, com base nas informações repassadas pelo governo estadual, referentes ao ano de 2019, que o índice de resolução de homicídios no Paraná foi de 49%.

A Polícia Civil do Paraná informou, por meio de nota, que a instituição adequou as diretrizes utilizadas no cálculo de índice de solução de crimes para poder fazer comparações com estatísticas de outros países. A polícia não informou qual foi o índice de solução de homicídios no Paraná em 2019. Mas destacou que em Curitiba, em 2020, 90% dos homicídios foram solucionados.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Desde quarta-feira (01), 32 bombeiros militares também atuam no Rio Grande do Sul