CuritibaGeral

Setor de combustíveis vê risco de desabastecimento

O problema é causado principalmente por dificuldades nas entregas de etanol anidro e biodiesel

 Setor de combustíveis vê risco de desabastecimento

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

As maiores distribuidoras de combustíveis do país alertam para risco de desabastecimento dos postos com a permanência dos bloqueios em rodovias. O setor pede atenção especial no Paraná, Santa Catarina e o entorno da Refinaria de Paulínia, em São Paulo. Os bloqueios já provocam falta de produtos em postos de ao menos cinco estados e do Distrito Federal, segundo sindicatos que reúnem os revendedores.

O problema é causado principalmente por dificuldades nas entregas de etanol anidro e biodiesel, que são misturados na gasolina e no diesel. Em nota, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) expressa preocupação. O pedido é de uma “ação coordenada das autoridades” para o desbloqueio das estradas, inclusive com a formação de corredores logísticos, com proteção dos órgãos de segurança pública, para garantir o abastecimento e a mobilidade nacional.

O IBP lembra que os combustíveis são essenciais para o transporte urbano e de cargas, inclusive de alimentos, hospitais e segurança pública. Em relação a combustíveis automotivos, a situação é mais crítica em Santa Catarina e no Paraná, já que a refinaria que atende os dois estados, localizada em Araucária (PR), está parada para manutenção, e manifestantes fecharam as principais vias de importação de outros estados.

Santa Catarina foi o primeiro estado a acusar falta de combustíveis em alguns postos, ainda na noite de segunda-feira (31). Já a preocupação com Paulínia é relacionada à produção de querosene de aviação para atender as companhias aéreas.

Para evitar desabastecimento de diesel, as distribuidoras devem propor ao governo a flexibilização da mistura de biodiesel, hoje em 10%, já que a logística do produto é feita por via rodoviária e os polos produtores estão localizados no Centro-Oeste.

O IBP estuda a viabilidade de pedir a flexibilização da mistura de etanol anidro à gasolina, hoje em 27%. No entanto, qualquer proposta nesse sentido depende de avaliações sobre o rendimento dos motores.

ricardo.pereira

Curadora cria exposição acessível para deficientes visuais

Curadora cria exposição acessível para deficientes visuais

“Além da Margem” está em cartaz na biblioteca da Universidade Positivo e conta com audiodescrição

Show de Harry Styles terá ônibus gratuito na volta

Show de Harry Styles terá ônibus gratuito na volta

Espetáculo acontece neste sábado na Pedreira, veículos levarão os fãs até a Praça Tiradentes

Hospital Erasto Gaertner completa 50 anos

Hospital Erasto Gaertner completa 50 anos

Instituição comemora avanços no combate ao câncer

Teatro Guaíra reapresenta Lago dos Cisnes e Lendas Brasileiras

Teatro Guaíra reapresenta Lago dos Cisnes e Lendas Brasileiras

Junto à Orquestra Sinfônica do Paraná, apresentações marcam encerramento de 2022