STF decide nesta sexta-feira (21) se concurso da PF será suspenso

 STF decide nesta sexta-feira (21) se concurso da PF será suspenso

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um pedido que pode suspender a realização do concurso da Polícia Federal, marcado para ocorrer neste domingo (23) em Curitiba e em outras cidades pelo país, é julgado hoje (sexta-feira, 21) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A sessão extraordinária no plenário virtual da Corte ocorre ao longo desta sexta-feira (21), até às 23h59. Os ministros podem apresentar os votos na página do Supremo na internet, sem a necessidade de uma sessão presencial ou por videoconferência. Esta é a primeira vez que o STF realiza este tipo de votação em apenas um dia.

O relator do processo, ministro Edson Fachin, votou pela suspensão do concurso. Para ele, a realização das provas vai levar ao deslocamento e a concentração de candidatos em locais onde há medidas restritivas por conta da pandemia. Somente em Curitiba, 16 mil pessoas devem participar da avaliação.

A Prefeitura de Curitiba é contrária à realização das provas e afirma que a realização de concursos e processos seletivos está suspensa na cidade. Quem descumprir o decreto fica passível de fiscalização e penalização. A Polícia Federal mantém as provas para domingo. O concurso oferece 1.500 vagas para os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem