Política

STF revoga decisão da Justiça Federal e mantém Lula detido em Curitiba

 STF revoga decisão da Justiça Federal e mantém Lula detido em Curitiba

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Depois de um dia de impasse, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por dez votos a um, manter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Eles suspenderam na tarde desta quarta-feira (7) a decisão da Justiça Federal do Paraná e também Justiça Estadual de São Paulo de transferir Lula para uma penitenciária comum em São Paulo.

O ex-presidente, que está detido desde 7 de abril do ano passado, passou o dia reunido com advogados para discutir a situação. A defesa afirma que a decisão da juíza federal Carolina Lebbos desrespeitava o direito de Lula ser mantido em uma sala especial, de Estado Maior.

Ela atendeu a um pedido do Superintendente da Polícia Federal, delegado Luciano Flores, argumentando que a prisão do ex-presidente gera custos e altera a rotina no prédio. Depois de Lebbos, o juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, corregedor do Departamento de Execução Criminal de São Paulo, reiterou a decisão e determinou que Lula fosse levado à Penitenciária II de Tremembé, no interior paulista.

Um dos advogados do ex-presidente, Manoel Caetano Ferreira Filho, afirma que, mesmo que parcialmente, a decisão do Supremo Tribunal Federal corrige um equívoco da Justiça Federal do Paraná.

Lula esteve reunido com os advogados durante toda a tarde, aguardando a decisão do STF. Manoel Caetano diz que o ex-presidente ficou indignado, mas reafirma ter confiança no STF.

O pedido da defesa foi dirigido ao ministro Gilmar Mendes, que pediu vista do processo que trata da suspeição Do ex-juiz Sérgio Moro. Mas Gilmar e o relator da Lava Jato no Supremo, Edson Fachin, decidiram encaminhar os requerimentos para o presidente Dias Toffoli, que levou o julgamento ao plenário. Apenas o ministro Marco Aurélio Mello discordou da decisão, com o argumento de que caberia ao Tribunal Regional Federal da 4.ª Região e não ao STF analisar o pedido.

Os ministros acolheram os argumentos da defesa relacionados à transferência, mas rejeitaram o pedido de liberdade do ex-presidente, que só deve ser discutida no julgamento do habeas corpus que tramita no Supremo. O advogado Manoel Caetano diz que a expectativa é de que Lula seja solto e absolvido.

Embora a Justiça não tenha concedido liberdade ao ex-presidente, os manifestantes da Vigília Lula Livre comemoraram a decisão do STF de mantê-lo em Curitiba. Nesta quarta-feira, eles completaram 487 dias de mobilização ao lado da sede da Polícia Federal.

O ex-presidente Lula está preso há um ano e quatro meses, desde que foi confirmada a condenação dele em segunda instância no caso do triplex do Guarujá. Condenado inicialmente a 9 anos e 6 meses de prisão pelo ex-juiz federal Sérgio Moro, Lula teve a pena aumentada pelo TRF para 12 anos e 1 mês, e depois reduzida pelo Superior Tribunal de Justiça para 8 anos e 10 meses de prisão.

Com quase um sexto da pena cumprido, o ex-presidente pode progredir para o regime semiaberto em breve, desde que não tenha uma segunda condenação confirmada.

Reportagem: Lenise Klenk/Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Até 9 de julho, hospitais, consultórios, entre outros, terão que se adaptar à norma

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

A decisão é da juíza eleitoral Cristine Lopes, da 1ª Zona eleitoral de Curitiba.

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Político do PP alcança 48% das intenções de voto, segundo levantamento do Paraná Pesquisas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços