Taxistas protestam pedindo aumento da fiscalização do transporte por aplicativo

 Taxistas protestam pedindo aumento da fiscalização do transporte por aplicativo

(Foto: colaboração/ José Walter)

(Foto: colaboração/ José Walter)

Taxistas de Curitiba realizam um protesto nesta terça-feira (20) pedindo para que a Prefeitura aumente a fiscalização sobre o transporte por aplicativos.

Pela manhã, o grupo saiu em carretada do Jardim Botânico, pela Avenida das Torres. Os taxistas passaram pela Câmara Municipal, no Centro, e pela Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico. Segundo a categoria, a manifestação não é pela proibição, mas pela fiscalização da atividade de transporte por aplicativos.

Coordenadora da carreata, a taxista Márcia Brotto afirma que atualmente há um número exagerado de motoristas trabalhando em plataformas como Uber e 99:

Taxista desde 1994, ela diz que a categoria sofre uma fiscalização intensa, e que este mesmo rigor deveria ser aplicado aos motoristas por aplicativo:

Em nota, a Prefeitura de Curitiba afirma que a fiscalização é realizada, e que as empresas e motoristas precisam seguir várias normas que visam à segurança do usuário e qualidade do serviço. O transporte compartilhado por aplicativo foi regulamentado pelo município em 2017. De acordo com a Prefeitura, o texto foi atualizado um ano depois após a publicação da lei federal que trata sobre o tema, a fim de alinhar-se às normas nacionais.

A Urbs disse que mantém o diálogo aberto e que estuda melhorias contínuas. O município disse entender que os serviços – táxi e aplicativo – são complementares, e que “trabalha para a coexistência pacífica” entre eles.

Reportagem: Angelo Sfair

(Foto: colaboração/ José Walter)
Foto: colaboração/ José Walter)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem