Temperaturas negativas são esperadas nesta quarta-feira em algumas regiões do Paraná

 Temperaturas negativas são esperadas nesta quarta-feira em algumas regiões do Paraná

Foto: Ricardo Marajó/SMCS – Arquivo

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A quarta-feira também deve ser gelada em todo o Paraná. A mínima prevista em Curitiba é de apenas 1 grau e a máxima pode chegar a 13 graus, de acordo com o Simepar. Mais uma vez, não está descartada a possibilidade de temperaturas negativas no Estado.

Hoje (terça) 24 municípios paranaenses registraram temperaturas negativas. Em General Carneiro, na região Sul, a mínima foi de – 3,9 °C, a menor temperatura do ano no Estado. Em Palmas, no Sudoeste, os termômetros apontaram -3,8 °C e em Guarapuava, no Centro-Sul, a mínima registrada foi de -3,4 °C. Nesta terça-feira, o frio intenso atingiu até mesmo regiões consideradas mais quentes como o Oeste do Paraná.

Curitiba, na região Leste, amanheceu com 0,6 °C, mas, segundo o Simepar, a sensação térmica chegou a -3,0 °C. Durante a madrugada, a Capital registrou ventos de até 43 km/h. A metereologista do Simepar Lídia Mota lembra que uma das características do inverno é o ingresso de massas de ar frio e seco no território paranaense, causando quedas bruscas nas temperaturas num intervalo entre 24 e 48 horas.

Para o fim de semana, no entanto, a tendência é de alta nas temperaturas. Julho e agosto são os meses mais secos do ano no Paraná. A partir da segunda quinzena de setembro, começam as alterações no regime de chuvas típico de inverno, com o desenvolvimento de áreas de instabilidade causado pelo aquecimento mais acentuado da atmosfera entre o Centro-Oeste brasileiro e o Paraguai.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem