CuritibaGeral

Terapia com videogame ajuda idosos a evitar acidentes domésticos

A reabilitação virtual utiliza jogos com sensores de movimentos, estímulos visuais, sensoriais e música

 Terapia com videogame ajuda idosos a evitar acidentes domésticos

Foto: divulgação

O videogame tem sido um grande aliado para que idosos evitem acidentes domésticos, como quedas. A falta de equilíbrio é um dos principais motivos. Segundo o Ministério da Saúde, um em cada três idosos com mais de 65 anos já sofreu uma queda, e um em cada 20 teve uma fratura ou precisou de internação. Doenças como artrose, distúrbios de visão e a fraqueza muscular podem provocar os acidentes. Nesse contexto, o exercício físico é fundamental para aperfeiçoar o equilíbrio e fortalecer os músculos em todas as fases da vida.

Para isso, uma terapia usando videogames vem sendo utilizada como opção de tratamento. Um dos pacientes é o Serafim Luis Mandin Filho, que tem 79 anos. Mesmo não tendo o hábito de usar videogame, ele achou muito interesse essa experiência.

A reabilitação virtual utiliza jogos com sensores de movimentos, estímulos visuais, sensoriais e música na realização. O diferencial do programa é que na avaliação física utiliza-se um software de avaliação do equilíbrio e do risco de queda, que fornece indicadores precisos a serem trabalhados pelo fisioterapeuta e pelo profissional de educação física.

Os pacientes recebem exercícios individualizados, de acordo com o grau de desequilíbrio apresentado, por meio de jogos que estimulam as habilidades motoras, aprimorando o controle do tronco e equilíbrio corporal em diferentes posições. Nesta quinta-feira (29) será realizado um workshop sobre a reabilitação virtual do equilíbrio para profissionais da área da saúde.

O evento reunirá médicos de diversas especialidades. Após o workshop, os atendimentos já estarão abertos para agendamento das sessões, que serão realizadas na Clinica Agma.

Reportagem por Mariane Senhuk com supervisão de Lorena Pelanda

Avatar

mariane.abreu

Curitiba recebe festival com pratos a partir de R$ 10

Curitiba recebe festival com pratos a partir de R$ 10

Sabores do Mundo é promovido pelo Mercado Municipal Capão Raso

Homem que ameaçava a ex se entrega após dez horas

Homem que ameaçava a ex se entrega após dez horas

Homem estava armado e tentou entrar no Tribunal de Justiça em Curitiba para chegar até