CuritibaGeral

TJ abre investigação para apurar fala de desembargador

O caso foi registrado no dia 13 de abril durante uma sessão de julgamento on-line

 TJ abre investigação para apurar fala de desembargador

Foto: reprodução/ TJPR

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) abriu uma investigação preliminar para apurar falas do desembargador Mário Helton Jorge, nas quais afirmou que o Paraná “tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste” e que também não possui o “jogo político dos outros estados”.

Veja mais:

O caso foi registrado no dia 13 de abril durante uma sessão de julgamento on-line da 2.ª Câmara Criminal. O procedimento corre em segredo de Justiça. Agora, foi aberto período para defesa do desembargador. A abertura do procedimento ocorreu em 18 de abril. À época dos fatos, após a repercussão negativa, o desembargador – em nota, disse ter se referido à corrupção em geral e não ter tido a intenção de menosprezar ou fazer comparação preconceituosa contra qualquer pessoa, instituição ou região.

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, determinou a abertura de uma reclamação disciplinar contra o desembargador Mário Helton Jorge também em 18 de abril. Conforme o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a reclamação disciplinar é uma das classes de processos que tramitam no órgão para averiguar a conduta de magistrados.

Por meio dela, o profissional é intimado a prestar esclarecimentos. O corregedor nacional destacou que a fala foi proferida fora de qualquer contexto referente ao caso julgado e que o conteúdo pode ter conotação preconceituosa e xenofóbica.

Informação: redação

Avatar

Giovanna Retcheski

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

A rodovia ficou cerca de 4 horas totalmente bloqueada

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Participam do evento 14 estabelecimentos, com opções inusitadas do salgado à sobremesa