ParanáServiços

Transfusões de sangue passam a ser feitas em serviço aeromédico

Por enquanto, a iniciativa será implantada na base de Maringá

 Transfusões de sangue passam a ser feitas em serviço aeromédico

Crédito: SESA

A partir desta segunda-feira, um projeto experimental para realização de transfusões de sangue em pacientes graves será implantado no serviço aeromédico do Paraná. Por enquanto, a iniciativa será implantada na base de Maringá.

Na prática, o procedimento pode ser adotado já no local do acidente ou no helicóptero, durante o trajeto até o hospital.

Ficarão disponíveis bolsas de sangue tipo “O-“, considerado universal. Caso não sejam usadas até quatro dias, as bolsas serão devolvidas ao Hemocentro.

Veja mais:

De acordo com o diretor de gestão em Saúde, da secretaria estadual de saúde, Vinícius Filipak, a maior causa de mortes precoces em traumas é o sangramento.

O projeto experimental deve ser expandido futuramente para as outras quatro bases aeromédicas do Estado, localizadas em Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel e Londrina. A diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, Liana Labres de Souza, afirma que a implantação do projeto respeita todas as legislações e protocolos necessários e exigiu uma reorganização de equipe na base, que conta atualmente com 21 profissionais.

Desde o início da implantação do serviço aeromédico no Paraná, mais de 23 mil atendimentos já foram registrados. Só este ano, as aeronaves já realizaram 2,4 mil voos.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

lorena.pelanda

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Servidores públicos municipais cobravam Pix para 'furar a fila' em serviços de poda e remoção

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Policiais cumpriram ordens judiciais em Curitiba, Campo Largo, Pinhais e Assis Chateaubriand