PolíticaEleições

TRE-PR apresenta calendário para as eleições municipais 2024

A participação das mulheres como candidatas será estimulada

 TRE-PR apresenta calendário para as eleições municipais 2024

Foto: BandNews

A nova cúpula diretiva do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná tomou posse nesta quinta-feira (2). O novo presidente da corte -para o biênio 2024-2025 – é o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, que assume no lugar do desembargador Wellington Emanuel Coimbra. Quem assume a vice-presidência é o desembargador Luiz Osório Moraes Panza.

Durante a solenidade também foi apresentado o Calendário Eleitoral 2024 para as eleições municipais. A janela eleitoral acontece entre 7 de março e 5 de abril. Neste período, vereadores e vereadoras poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato. No final de março encerra o prazo para a filiação dos partidos.

O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, lembra ainda que outra data importante é o prazo para cadastramento eleitoral, que vence em maio. O tribunal vai realizar ações com foco em aumentar o número de eleitores no estado, principalmente de pessoas com deficiência, que é considerado baixo.

A participação das mulheres como candidatas também será estimulada. O tribunal anunciou inclusive a criação de uma ouvidoria da mulher, destinada a combater crimes como assédio.

Outra preocupação é investir em novas tecnologias para combater as fake news, conforme explica o vice-presidente do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza.

O primeiro turno das eleições municipais será no dia 6 de outubro. O segundo turno deve acontecer no dia 27, último domingo do mês, nas cidades com mais de 200 mil eleitores.

No Paraná o número de municípios com possibilidade de segundo turno subiu de cinco para sete. A novidade nestas eleições é a inclusão de São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu. Os outros municípios são Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. 

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

vanessa.fontanella

Moro deve ser julgado em abril, define TRE-PR

Moro deve ser julgado em abril, define TRE-PR

Senador é acusado de abuso de poder econômico e pode ter mandato cassado

Moro: Juiz é nomeado e julgamento pode ter data marcada

Moro: Juiz é nomeado e julgamento pode ter data marcada

Nomeação foi publicada no Diário Oficial; Sergio Moro é acusado de abuso de poder econômico

CMC aprova divulgação obrigatória de lista de espera do SUS

CMC aprova divulgação obrigatória de lista de espera do SUS

As listas deverão especificar cada modalidade de consulta, exame e intervenção cirúrgica oferecidos

Maria Letícia desabafa em vídeo: “resumida a uma velha bêbada”

Maria Letícia desabafa em vídeo: “resumida a uma velha bêbada”

Vereadora responde a processos na Justiça e Câmara suspeita de desacato e embriaguez ao volante