TRE-PR apresenta calendário para as eleições municipais 2024
A participação das mulheres como candidatas será estimulada
A nova cúpula diretiva do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná tomou posse nesta quinta-feira (2). O novo presidente da corte -para o biênio 2024-2025 – é o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, que assume no lugar do desembargador Wellington Emanuel Coimbra. Quem assume a vice-presidência é o desembargador Luiz Osório Moraes Panza.
Durante a solenidade também foi apresentado o Calendário Eleitoral 2024 para as eleições municipais. A janela eleitoral acontece entre 7 de março e 5 de abril. Neste período, vereadores e vereadoras poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato. No final de março encerra o prazo para a filiação dos partidos.
O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, lembra ainda que outra data importante é o prazo para cadastramento eleitoral, que vence em maio. O tribunal vai realizar ações com foco em aumentar o número de eleitores no estado, principalmente de pessoas com deficiência, que é considerado baixo.
A participação das mulheres como candidatas também será estimulada. O tribunal anunciou inclusive a criação de uma ouvidoria da mulher, destinada a combater crimes como assédio.
Outra preocupação é investir em novas tecnologias para combater as fake news, conforme explica o vice-presidente do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza.
O primeiro turno das eleições municipais será no dia 6 de outubro. O segundo turno deve acontecer no dia 27, último domingo do mês, nas cidades com mais de 200 mil eleitores.
No Paraná o número de municípios com possibilidade de segundo turno subiu de cinco para sete. A novidade nestas eleições é a inclusão de São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu. Os outros municípios são Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.
Reportagem: Vanessa Fontanella