ParanáCidades

Trilhos passam por revisão após trem ser bloqueado em Morretes

Segundo a empresa responsável pela viagem, ventos fortes derrubaram árvores sobre a linha férrea

 Trilhos passam por revisão após trem ser bloqueado em Morretes

Divulgação/Serra Verde Express

A linha férrea que liga Curitiba a Morretes, no litoral do Paraná, passa por uma revisão completa nesta sexta-feira (14). A medida acontece um dia após um trem com cerca de mil pessoas ter ficado parado por 10 horas após galhos de árvores caírem sobre os trilhos. A Serra Verde Express, empresa responsável pela locomotiva de turismo, diz que prestou assistência a todos os passageiros e tripulantes.

O diretor-presidente da companhia, Adonai de Arruda, afirma que todos os 22 vagões contavam com tripulantes capacitados e treinados em primeiros-socorros. Ele classifica o episódio desta quinta-feira (13) como uma fatalidade e explica que foi a primeira vez, em 26 anos de operação, que uma viagem precisou ser interrompida pelo bloqueio da linha férrea:

Apesar da previsão do tempo desfavorável, a Rumo Logística, concessionária responsável pela linha férrea, manteve os trilhos em operação. O diretor-presidente da Serra Verde Express diz que o trem de turismo partiu de Curitiba pontualmente às oito e meia da manhã, com previsão de chegada às 11 e meia em Morretes. Faltando cerca de 15 quilômetros para o desembarque, as equipes se depararam com o caminho bloqueado por muitos galhos de árvores:

Em relação ao suporte prestado aos passageiros e aos tripulantes, a Serra Verde Express afirma que o trem partiu de Curitiba com os suprimentos necessários para a ida e para a volta, mais um adicional de 30% para cada uma das refeições. Dessa forma, segundo a empresa, foi possível manter o serviço de bordo, apesar das quase 10 horas de espera: 07.14 – TREM EXPLICA 03.

Segundo a Serra Verde Express, as 943 pessoas que estavam a bordo do trem, entre passageiros e tripulantes, chegaram a Morretes com segurança às 21h desta quinta-feira (13). Com apoio da Prefeitura, foi mobilizado o apoio do Corpo de Bombeiros e do Samu. A empresa turística também providenciou ambulâncias particulares para eventuais atendimentos médicos. Uma pessoa com pico de estresse foi encaminhada para um hospital, permaneceu em observação por cerca de 40 minutos e foi liberada. A Serra Verde Express afirma que providenciou o retorno dos passageiros a Curitiba por meio de ônibus e vans.

Veja mais:

A Rumo Logística, concessionária responsável pela ferrovia no trecho entre Curitiba e Morretes, informou que no momento da partida do trem (8h30) não havia “nenhuma restrição e registro de árvores caídas sobre os trilhos”. A empresa também aponta que as condições de visibilidade e segurança estavam dentro de todos os parâmetros habituais. Os trabalhos de poda e limpeza, segundo a concessionária, foram acionados imediatamente após o registro da ocorrência. Por fim, a Rumo lamentou os transtornos e afirmou que trabalhou da forma mais rápida possível para liberar a via com segurança.

NOTA OFICIA: RUMO LOGÍSTICA

A concessionária informa que as operações ferroviárias são monitoradas 24h por dia pelo Centro de Controle Operacional (CCO). No momento da partida do trem de passageiros, às 8h30, não havia nenhuma restrição e registro de árvores caídas sobre os trilhos entre Curitiba e Morretes. As condições de visibilidade e segurança estavam dentro de todos os parâmetros habituais, inclusive com trens de carga que também circulavam pelo trecho. O registro de queda de uma árvore de maior porte foi identificado por volta das 12h. Os trabalhos de poda e limpeza foram acionados tão logo constatado o fato, no entanto a área da ocorrência era de difícil acesso para as equipes de manutenção. A empresa lamenta os eventuais transtornos, mas ressalta que atuou da forma mais célere possível para liberar a via com segurança e retomar as operações.

NOTA OFICIAL: SERRA VERDE EXPRESS

Informamos oficialmente que o Trem da Serra Verde Express, que estava parado há aproximadamente 15 km de Morretes desde às 11h de hoje, devido à presença de galhos e árvores nos trilhos do trecho que restava, chegou à estação da cidade neste momento, às 21h.

Ressaltamos que, em 26 anos de operação, é a primeira vez que um incidente meteorológico causa uma paralização tão longa neste percurso turístico, classificado entre os três melhores do mundo.

Apesar dos desafios enfrentados, a Serra Verde Express mobilizou uma estrutura especial para garantir o conforto e atendimento aos passageiros. Além de alimentação e orientação, temos uma estrutura rodoviária montada para o retorno dos passageiros e dispusemos ambulâncias de plantão, como medida preventiva para qualquer eventual desconforto.

Nossas equipes estão dedicadas a receber e prestar todo o atendimento necessário para garantir o bem-estar de todos os 943 passageiros. Lamentamos sinceramente qualquer inconveniência causada por esse imprevisto e agradecemos a compreensão e paciência de todos. Estamos comprometidos em continuar oferecendo serviços de excelência e experiências inesquecíveis aos nossos estimados passageiros.

Serra Verde Express

Departamento de Comunicação

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Encontro do G20 define princípios para transição energética

Encontro do G20 define princípios para transição energética

Declaração enfatiza importância de acelerar a escala de implantação de tecnologias de armazenamento de energia

Detran-PR: serviço via WhatsApp registra 14,8 mil atendimentos/mês

Detran-PR: serviço via WhatsApp registra 14,8 mil atendimentos/mês

Segundo balanço, as principais demandas foram de questões relacionadas à habilitação, veículos e infrações

Alunos do Paraná têm suspeita de intoxicação alimentar

Alunos do Paraná têm suspeita de intoxicação alimentar

Amostras dos alimentos servidos no jantar foram recolhidas e enviadas para análise

Corante despejado irregularmente deixa Rio Toledo vermelho

Corante despejado irregularmente deixa Rio Toledo vermelho

Responsável foi autuado e terá que comparecer em uma audiência do IAT