ParanáCidades

Último projeto de Niemeyer, Unila vai receber R$ 750 milhões

Investimento vai ser custeado pela Itaipu. Obras terão entregas ao longo dos próximos três anos

 Último projeto de Niemeyer, Unila vai receber R$ 750 milhões

Foto: Divulgação/Unila

Último projeto de Oscar Niemeyer, vão ser retomadas as obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, a Unila, em Foz do Iguaçu, extremo Oeste do Paraná. Serão finalizadas três edificações: o refeitório, o edifício central e o bloco de salas de aula. As obras terão entregas escalonadas em fases ao longo dos próximos três anos. O investimento previsto é de cerca de 750 milhões de reais.

Uma solenidade na sede do Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (28), em Brasília, oficializou a retomada das obras. O ministro Camilo Santana ressaltou que o investimento vai ser custeado pela Itaipu Binacional.

A retomada das obras foi anunciada em julho. Depois, no final do ano passado, foi assinado um acordo de cooperação com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos, o chamado UNOPS. Esse organismo da ONU é especializado em infraestrutura e será responsável pela finalização da obra.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, cita que a conclusão do campus da Unila é essencial para garantir a melhora na qualidade de vida dos estudantes da região.

LEIA TAMBÉM

A obra será acompanhada por dois comitês. Um é técnico, formado por equipes de engenharia, e o outro é executivo, dos quais fazem parte representantes da Unila, do MEC, do UNOPS e da Itaipu. O escopo do acordo prevê: realização de diagnóstico construtivo das obras já iniciadas; revisão e atualização dos projetos executivos; licitação e contratação da empresa construtora; e gerenciamento, supervisão e fiscalização das obras.

O subsecretário-geral da ONU, Jorge Moreira da Silva, defendeu a necessidade dos investimentos em infraestrutura.

A Unila começou a ser estruturada em 2007 e, em janeiro de 2012, foi oficialmente criada. A Universidade é um órgão de natureza jurídico-autárquica, vinculado ao MEC. Agora, serão entregues a Central de Unidades, o Edifício Central (com 18 andares) e o Restaurante, totalizando uma área de 79 mil e 200 metros quadrados.

A reitora da Unila, Diana Araújo Pereira, avalia que a construção do campus é uma forma de valorizar a educação superior.

A Unila conta, atualmente, com cinco campi e oferta 29 cursos de graduação, divididos em quatro institutos: Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História; Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza; Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política; e Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território.

Também são ofertados pela instituição 12 programas de mestrado e dois de doutorado.

Avatar

Cleverson Bravo

Aplicativo ajuda motoristas na hora de escolher combustível para abastecer

Aplicativo ajuda motoristas na hora de escolher combustível para abastecer

São diversas funcionalidades na ferramenta para garantir agilidade e informação na hora do abastecimento

Paraná lança campanha com objetivo de diminuir acidentes de trânsito

Paraná lança campanha com objetivo de diminuir acidentes de trânsito

Estado espera diminuir o número de leitos hospitalares ocupados por vítimas de acidentes

Motorista atropela motociclista e foge sem prestar socorro; VÍDEO

Motorista atropela motociclista e foge sem prestar socorro; VÍDEO

Caso aconteceu em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba