ParanáGeral

Usina de Itaipu registra aumento de 77% na visitação

As comportas devem continuar abertas até o fim do mês para visitação

 Usina de Itaipu registra aumento de 77% na visitação

Foto: Rubens Fraulini/Itaipu.

Na Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, a abertura do vertedouro tem atraído cada vez mais moradores e turistas. Entre os dias 14 e 24 de janeiro deste ano a hidrelétrica recebeu 24,5 mil visitantes. No mesmo período de 2022 foram 13,8 mil.

Veja mais:

De acordo com a assessoria da usina, a vazão do vertedouro supera a média registrada nas Cataratas do Iguaçu, que é de 1,5 milhão de litros por segundo. Abertas no dia 16 de janeiro, as comportas devem continuar abertas até o fim do mês.

Para visitar o local é preciso fazer a compra dos ingressos pela internet. Moradores de municípios lindeiros ao lago não pagam entrada para alguns passeios.

Localizada entre o Brasil e o Paraguai, a Itaipu Binacional é a maior usina hidrelétrica do país. A última abertura do vertedouro ocorreu em 23 de outubro de 2021. Outras hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional também passaram a verter nos últimos dias, como no complexo Belo Monte (Rio Madeira) e nas bacias dos rios São Francisco e Rio Grande. A elevação do nível do reservatório dessas usinas foi causada pelo aumento das chuvas, associado ao incremento da geração pelas fontes fotovoltaica e eólica.

Na última quarta-feira (18), foram abertas as comportas do vertedouro da usina de Porto Primavera, em Rosana (SP), instalada no Rio Paraná. A recuperação dos principais reservatórios brasileiros ocorre após um período de forte escassez hídrica, nos anos de 2021 e 2022.

Informação: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

BR-277 tem 16 quilômetros de fila no sentido Litoral

BR-277 tem 16 quilômetros de fila no sentido Litoral

Mais cedo, um acidente envolveu quatro veículos, no trecho de Serra

Exportação de açúcar registra aumento em março

Exportação de açúcar registra aumento em março

A movimentação do produto a granel alcançou mais de 419 mil toneladas

Menina baleada na cabeça tem morte cerebral decretada

Menina baleada na cabeça tem morte cerebral decretada

Geovana dos Santos Wilczeski foi atingida em uma loja de conveniência, em Ponta Grossa