CuritibaGeral

Veja como doar o imposto de renda para entidades sociais

A contribuição pode ser de até 6% do valor do tributo devido

 Veja como doar o imposto de renda para entidades sociais

Foto: divulgação

Aquelas pessoas que têm imposto a pagar neste ano, podem realizar doações a instituições beneficentes diretamente pelo programa de declaração.

A contribuição pode ser de até 6% do valor do tributo devido, sendo 3% para fundos vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente e 3% para fundo de apoio ao Conselho do Idoso.

Para que a doação seja realizada, o contribuinte do Imposto de Renda precisa optar pelo modelo completo. É o que explica o professor de direito tributário Elton Baiocco.

Para que a contribuição seja efetivada, é preciso entrar em contato com a entidade e encaminhar o comprovante de arrecadação de receitas federais. Em Curitiba, por exemplo, uma das instituições pode receber doações é a Associação do Deficiente Motor.

A organização é mantenedora das Escolas de Educação Básica Vivian Marçal, que atende alunos com múltiplas deficiências. A presidente da associação, Ivonete Wandembruck, detalha a importância da iniciativa.

Na região metropolitana de Curitiba, o Projeto Dorcas, que atua no bairro Bonfim, em Almirante Tamandaré, também está apto para receber a contribuição. A iniciativa oferece refeições e contraturno escolar para cerca de 300 crianças e adolescentes.

A diretora da iniciativa, Darcle Cunha, esclarece que os valores das doações do Imposto de Renda são direcionados para a alimentação.

Com as doações recebidas nos anos anteriores, o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo tirou do papel vários projetos. Entre eles, a Unidade Hospitalar São Luiz Orione – uma unidade hospitalar com 25 leitos voltados para a reabilitação de usuários do SUS Curitibano.

A gerente de desenvolvimento institucional da organização, Priscila Guimarães, fala sobre a viabilização das propostas.

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darfs) referente às doações deve ser emitido até a data limite para a entrega da declaração do Imposto de Renda, ou seja, 31 de maio.

Reportagem: Ana Flavia Silva, Miriam Villa e Paula Bulka Durães, sob supervisão de Ana Flavia Silva

Avatar

Paula Duraes