ParanáCidades

Vereadores aprovam passe livre para estudantes em cidade no Paraná

Medida vai entrar em vigor nos próximos dias

 Vereadores aprovam passe livre para estudantes em cidade no Paraná

Foto: Arquivo / Divulgação

A Câmara de Vereadores aprovou, nesta quarta-feira (28), a proposta que estabelece o passe livre para estudantes de Foz do Iguaçu, no extremo Oeste do Paraná. Foram 13 votos favoráveis e nenhum contrário. O projeto foi aprovado em primeira e segunda discussão e agora segue para a sanção do prefeito.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu informou que a medida vai entrar em vigor já nos próximos dias. 38 mil alunos dos ensinos público e privado vão ser atendidos pelo passe livre no transporte público. Isso inclui os estudantes dos ensinos fundamental e médio, educação de jovens e adultos, contraturno, além dos universitários e de alunos de pós-graduação.

Até agora, os estudantes eram atendidos pelo meio passe livre e a isenção alcançava moradores acima dos 60 anos, pessoas com deficiências e acompanhantes. A Prefeitura de Foz do Iguaçu diz que o custeio da gratuidade será viabilizado a partir de 40% da arrecadação de recursos com o Estarfi, que é o estacionamento rotativo de Foz.

LEIA TAMBÉM

Nesta quarta-feira (28), o prefeito Chico Brasileiro defendeu a tarifa zero para todos os moradores. Nesse caso, o executivo defende a necessidade do apoio do governo federal. Neste momento, dez municípios do Paraná tem a tarifa zero no transporte coletivo: Cianorte, Clevelândia, Ibaiti, Ivaiporã, Matinhos, Paranaguá, Pitanga, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e Wenceslau Braz.

No Brasil, a maior cidade a implantar o benefício é Caucaia, a segunda maior cidade do Ceará, com cerca de 360 mil habitantes. Em Curitiba, o número de passageiros no transporte público recuou 26%, no ano passado, na comparação com 2019. De quase 204 milhões de usuários, antes da pandemia, o total de passageiros ficou ao redor de 150 milhões, em 2022, segundo a Urbs.

Foto: Divulgação

Avatar

Cleverson Bravo

Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

A Vacina oral será substituída pela injetável seguindo recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Agências do trabalhador oferecem 23 mil vagas de emprego

Agências do trabalhador oferecem 23 mil vagas de emprego

Em Curitiba, também há vagas para profissionais de nível superior e técnico