CuritibaGeral

Vereadores aprovam permuta de terreno invadido por condomínio de luxo

Área de preservação ambiental foi repassada com 75% de desconto

 Vereadores aprovam permuta de terreno invadido por condomínio de luxo

Foto: reprodução/ Google Maps

Os vereadores de Curitiba aprovaram por 23 votos a 7, em segundo turno, nesta quarta-feira (24), a permuta de um terreno municipal invadido por um condomínio de luxo no bairro Campo Comprido.

O espaço tem quase 9 mil metros quadrados. Como pagamento, a prefeitura deve receber R$ 142 mil e dois terrenos no bairro Tatuquara que, juntos, foram avaliados em R$ 1,5 milhão.

No projeto apresentado à Câmara, a Prefeitura de Curitiba afirma que os imóveis no Tatuquara são de interesse público e podem, futuramente, compor o Parque Linear do Córrego Campo de Santana. Em relação à avaliação do terreno, a Secretaria Municipal de Administração atribuiu ao lote o valor de 1 milhão e 650 mil reais, considerando que se trata de uma área de preservação com restrição para construções.

O terreno público indevidamente apropriado pelo condomínio de luxo é uma área de preservação permanente. A área foi cercada e murada sem autorização pela construtora Esparta Loteamentos. O espaço de 8.894 metros quadrados tem um lago e uma nascente.

Veja mais:

A permuta da área de proteção ambiental foi discutida na Câmara Municipal de Curitiba por cerca de duas horas. A vereadora Giorgia Prates (PT) questionou as facilidades concedidas à empreiteira. Segundo ela, existe uma flagrante diferença de tratamento quando o assunto se trata de invasões de terrenos públicos ou particulares, dependendo se o invasor é rico ou pobre:

Além da permuta de terrenos para compensar a invasão irregular do espaço público, os vereadores também discutiram se o condomínio de luxo poderia, ou não, manter as estruturas de lazer. Afinal, ainda se trata de uma área de preservação permanente. O vereador Tico Kuzma (PSD), favorável à permuta, defendeu que a responsabilidade pela proteção pode ser transferida para o condomínio. Ele reforça ainda que o salão está na área do condomínio já aprovada na construção.

Outra discussão fundamental é a financeira. A vereadora Indiara Barbosa (NOVO) defendeu que a troca é desfavorável para Curitiba, considerando que o valor da área apropriada pelo condomínio de luxo é muito maior do que o que a prefeitura receberá em troca:

Aprovada em duas discussões, a autorização para permuta dos terrenos agora segue para a sanção do prefeito Rafael Greca (PSD).

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Catálogo de Bispo do Rosário está disponível no MON

Catálogo de Bispo do Rosário está disponível no MON

Na semana de lançamento do livro, Brasil relembra a luta antimanicomial

Curitiba registra inflação de 0,37% em abril

Curitiba registra inflação de 0,37% em abril

Alimentos como cebola, arroz e azeite de oliva acumulam as maiores altas em 12 meses

Curitiba: confira os 400 pontos de doação para o RS

Curitiba: confira os 400 pontos de doação para o RS

Doações podem ser feitas nos pontos de coleta; para grandes quantidades ligue no 156

Acusados de matar empresário em Curitiba vão a júri popular

Acusados de matar empresário em Curitiba vão a júri popular

Julgamento dos quatro acusados acontece no Tribunal do Júri da capital no próximo dia (27)