CuritibaDivirta-se

Versão musicada de ‘O Bem Amado’ traz críticas à política

Adaptação musical da obra de Dias Gomes, com músicas de Zeca Baleiro e Newton Moreno

 Versão musicada de ‘O Bem Amado’ traz críticas à política

Foto: divulgação

A noite desta segunda-feira (03) ficou marcada com a estréia de “O Bem Amado Musicado” no Teatro Guaíra. De forma irreverente o musical conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu que deseja inaugurar um cemitério, enquanto ninguém morre na cidade. Com uma boa dose de bom-humor, a peça traz críticas à política.

Veja mais:

Escrita há mais de 60 anos por Dias Gomes, a obra já foi adaptada para especial de TV, novela, seriado e filme. O grande clássico se faz tão atual por continuar mostrando o retrato do sistema político brasileiro e a sua formação histórica coronelista. Além disso, a obra ainda destaca a violência social dos donos do poder e seu famoso “manda e desmanda”.

Os curitibanos puderam aproveitar a peça, que arrancou risos e muitos aplausos da plateia. Muitos espectadores estavam ansiosos para acompanhar o espetáculo, como conta Luci Kravitz (58) que veio com um grupo de estudantes de Ciências políticas da IFPR: “como foi a primeira vez deste espetáculo no festival, a gente estava com curiosidade pra ver como é”, afirma.

A história se passa na cidade fictícia de Sucupira, que é comandada pelo prefeito Odorico Paraguaçu. Odorico tenta a todo custo inaugurar o primeiro cemitério do local, projeto pelo qual baseou seu plano de governo com o slogan “Vote em um homem sério e ganhe um cemitério”. Mas vários acontecimentos frustram os planos do prefeito.

No papel principal, Cássio Scapin, interpreta o político corrupto espertalhão e sem escrúpulos que arranca a todo minuto risos da plateia. A construção impecável do personagem é somada ao trabalho vocal e corporal do ator. O espetáculo tem duração de 1h40, mas em nenhum momento Cássio parece cansar e chega de forma brilhante ao final da peça.

O elenco consegue transportar a atmosfera do povo baiano. Nos papéis secundários temos as irmãs cajazeiras Judicéia (Rebeca Jamir), Dulcinéia (Luciana Ramanzini) e Dorotéia (Kátia Daher), além do matador de aluguel Zeca Diabo (Marco França) e o marido traído e também braço direito do prefeito, Dirceu Borboleta (Eduardo Semerjian).

É notável o cuidado da peça em trazer musicalidade a obra. Todo o espetáculo tem instrumentação musical ao vivo, sendo possível ver no fundo de cena os musicistas. Além disso, alguns atores chegam a auxiliar na musicalização do espetáculo.

Vale destacar também que as músicas criadas para a peça são especialmente feitas por Zeca Baleiro e Newton Moreno, que agregam e ajudam a contar de forma poética a história, sucesso como novela da TV Globo na década de 70 com Paulo Gracindo, no papel de Odorico.

Serviço

O Bem Amado Musicado

Mostra Lucia Camargo – Festival de Curitiba

Data e Horário: 3 e 4 de abril às 20:30

Local: Teatro Guaíra (Guairão) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 1h40

Valores: R$ 80 inteira / R$ 40 meia

Informação: Gabriela Rocha, estudante de jornalismo da Universidade Positivo, em parceria com a BandNews FM Curitiba

Avatar

Giovanna Retcheski

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Para doar, não precisa de agendamento, basta chegar no hospital das 9h às 16h30

Curitiba registra chuva de granizo em vários bairros; veja vídeo

Curitiba registra chuva de granizo em vários bairros; veja vídeo

Previsão para sexta-feira (20) é de tempestades para praticamente todo o estado

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Crime foi registrado na cidade em julho deste ano; vítima foi encontrada carbonizada

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Município terá que adotar medidas de melhorias em relação a zoonoses após pedido do MP