Política

Cadeia Pública de Campo Mourão é a única obra em andamento para ajudar o sistema prisional

 Cadeia Pública de Campo Mourão é a única obra em andamento para ajudar o sistema prisional

O Governo do Paraná, a União e a Caixa Econômica Federal firmaram convênio para ampliação e construção de penitenciárias. Ao todo são 14 obras, sendo seis de ampliação e oito construções, que vão resultar na abertura de quase sete mil novas vagas no sistema penitenciário do Paraná. Uma das obras que integram o convênio é a construção da cadeia de Campo Mourão, na região centro-oeste do Paraná (foto). Curitiba, 04/04/2017. Foto: Divulgação Depen

Construção da cadeia de Campo Mourão, na região centro-oeste do Paraná. (Foto: Divulgação Depen)

Das 14 obras previstas pelo governo do Estado para desafogar o sistema prisional, apenas uma está em andamento: a da Cadeia Pública de Campo Mourão, na região centro-norte do Paraná, cuja execução gira em torno de 40%. E esse atraso, segundo a Secretaria de Segurança Pública, se deve a erros nos projetos iniciais que precisaram ser corrigidos. Por meio da assessoria de imprensa, o órgão esclarece que todas as revisões necessárias já foram executadas, mas que as mudanças tiveram que ser submetidas à Caixa Econômica Federal e o Departamento Penitenciário Nacional e que, por isso, os prazos acabaram alongados.

As intervenções são fruto de um convênio entre os governos estadual e federal. Das 13 restantes, conforme a Sesp, quatro devem ser iniciadas ainda neste ano e as outras nove têm previsão de início e fim ao longo de 2018, com pelo menos mais quatro licitações esperadas até o mês que vem. A expectativa é a de que todas as obras estejam prontas ao final da atual gestão com a abertura das primeiras 2.500 novas vagas, ou seja, 37% das quase 6,8 mil novas vagas prometidas.

A superlotação do sistema penitenciário é um problema antigo e sempre gera muita polêmica. Ao todo, no Paraná, há espaço para 4.730 pessoas nas delegacias, mas, sem ter como transferir os presos, o número de internos nessas unidades gira em torno de 9,3 mil.

Ainda conforme a Sesp, uma outra obra (além dessas 14) está prevista para Piraquara, na Grande Curitiba. O dinheiro para isso – R$ 35 milhões, foi repassado pelo Fupen, o Fundo Penitenciário Nacional. O novo prédio deve representar um incremento de 636 vagas no Complexo Penitenciário que fica na cidade.

O pedido de autorização para o início do trabalho já foi feito e está na Secretaria da Fazenda. A Sesp explica que o sistema é pré-moldado e a previsão é de 10 meses para a construção.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Até 9 de julho, hospitais, consultórios, entre outros, terão que se adaptar à norma

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

A decisão é da juíza eleitoral Cristine Lopes, da 1ª Zona eleitoral de Curitiba.

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Político do PP alcança 48% das intenções de voto, segundo levantamento do Paraná Pesquisas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços