Doações de sangue caem 30% no Hemepar nos últimos dias

Foto: Arquivo/SECS

As doações de sangue caíram 30% nos últimos dias no Hemepar, por causa da paralisação dos caminhoneiros. O centro está em alerta e a Secretaria de Estado da Saúde solicita a colaboração dos paranaenses para manter os estoques regulares. Em Curitiba, por exemplo, o Hemepar coleta uma média de 120 bolsas de sangue por dia, número que agora não passa de 80 bolsas e está caindo cada vez mais.

De acordo com o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, o problema pode se agravar ainda mais nos próximos dias, caso a greve seja mantida.

A maior preocupação é com a chegada do feriado prolongado. Para amenizar o problema, o diretor afirma que o Hemepar vai atender normalmente nesta sexta e sábado.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, passar por uma breve entrevista e ser considerado apto nos exames solicitados. Menores de idade precisam da autorização dos responsáveis. Homens podem doar a cada dois meses e as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre cada doação.

Também é necessário estar em boas condições de saúde; pesar mais de 50 quilos; estar descansado e alimentado; e apresentar documento oficial com foto.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*