Prefeito afirma que projeto do ligeirão não irá prejudicar Praça do Japão

Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, se pronunciou nas redes sociais sobre o projeto do ligeirões. Ele afirmou no Facebook que a Praça do Japão não será prejudicada – preocupação dos moradores da região. De acordo com Greca, a implantação dos 25 ônibus biarticulados vai permitir o retorno dos transportes públicos, através da correção viária.

A ampliação será no trecho do eixo Norte Sul de transporte, onde a Praça do Japão encontra a av. República Argentina. O prefeito ainda destacou que as obras, de apenas 45 metros, irão ampliar o conforto dos mais de 36 mil passageiros.

Ao saberem deste projeto, moradores da região criaram o movimento “SOS Praça do Japão”. Segundo o movimento, o símbolo de cultura e lazer não pode ser destruído. Em relação, a reivindicação dos Curitibanos, Rafael Greca afirmou que o movimento é desnecessário, pois jamais faria mal a um espaço que ele ajudou a construir e ampliar.

Ele destacou que plantou as cerejeiras, construiu lagos, portal e o Pavilhão Memorial da Imigração da Praça. De acordo com o presidente do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, após audiências públicas, o projeto foi  apresentado em 2011. As obras foram iniciadas em 2014, no entanto, a medida que amplia o transporte público não foi implantado.

Segundo Jamur, a implantação do Ligeirão que deve ligar o Terminal Santa Cândida a estação-tubo Bento Viana, vai reduzir em 50% o tempo percorrido pelos ônibus.

Quando a Prefeitura Municipal informou que o projeto seria retomado, o Conselho de Segurança do Batel (Conseg) entrou com um pedido de ação civil pública no Ministério Público do Paraná. O conselho pede que qualquer alteração na região seja feita por meio de audiências públicas. O presidente do Ippuc ressaltou que as obras não vão afetar a praça.

O Ligeirão deve atender cerca de 36 mil pessoas por dia. A expectativa da Prefeitura é que 40% dos usuários da linha que sai do Santa Cândida e vai até o Capão Raso utilizem os 25 novos ônibus biarticulados.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem