CuritibaGeral

Dia da Padroeira tem programação especial em Curitiba

Atividades afetam o trânsito na área central da cidade

 Dia da Padroeira tem programação especial em Curitiba

Foto: Yasmin Gasparini

Esta sexta-feira (08), Dia da Padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais conta com programação especial que acontece na Catedral Basílica Menor, na Praça Tiradentes e vai até às 17h30 da tarde. Às 10 horas uma missa terá a coroação da Nossa Senhora dentro da catedral. À tarde a procissão conta com a tradicional coroação da imagem que fica no obelisco, na esquina das ruas Barão do Serro Azul com Nestor de Castro e São Francisco. Na sequência, o arcebispo Dom José Antonio Peruzzo fará a missa de encerramento das celebrações. Segundo o pároco da Catedral, padre Marcos Paulo Honório do Silva, Nossa Senhora representa um caminho a seguir. 

Ele também lembrou que a figura materna é acolhedora. 

A procissão parte da praça Tiradentes, em frente à Catedral. Os fiéis seguem pelas ruas Barão do Serro Azul e João Moreira Garcez até a Praça Generoso Marques. Depois, iniciam o retorno até a Catedral, na Praça Tiradentes, com a coroação de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O trajeto vai ser compartilhado, o trânsito vai continuar fluindo nas faixas à esquerda. Agentes de Superintendência de Trânsito (Setran) vão orientar os motoristas para garantir a segurança do evento. 14 linhas de ônibus terão desvios de itinerário entre 15h e 18h. (Veja abaixo)

Durante todo o dia, há venda do bolo de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e também de uma rifa em prol da reforma e manutenção dos sinos da catedral, que vão ser tocados ao meio dia.

História da Padroeira e Fundação da cidade

Segundo a Arquidiocese de Curitiba, a cidade se inicia em torno de uma capela, onde a imagem da Mãe da Luz, que foi encontrada em uma pequena povoação no sítio dos Pinhais era venerada por milagres. Passado algum tempo notaram que a imagem sempre se virava para uma região que os indígenas chamavam de Curitiba, que significa em tupi-guarani um lugar que tinha muito pinhão.

Os sertanejos decidiram tomar a região dos caingangues, e foram para a região armados para o combate. Ao chegar, conta-se que eles foram recebidos amistosamente pelos nativos locais, liderados pelo cacique Gralha Branca, ou Araxó.

O cacique teria fincado uma vara, símbolo de comando, no local que viria a ser a praça Tiradentes. Ao chegar a primavera, a vara teria desabrochado com galhos e flores. Neste local foi erguida a igreja em honra a Nossa Senhora da Luz. A imagem original está preservada no Museu Paranaense, na rua Kellers, 285, no Largo da Ordem.

Lista de linhas com alteração

  • 150-C.Musica/V.Alegre
  • 168-Raposo Tavares
  • 175-Bom Retiro/PUC
  • 205-Barreirinha
  • 207-Cabral/Osório
  • 266-Estribo Ahú
  • 272-Paineiras
  • 274-Sta Gema
  • 275- F.Noronha/Laranjeiras
  • 304-Pinhais/C.Comprido
  • 464- A.Munhoz/Jd Botânico
  • 965-S.Bernardo
  • 967-Julio Graf
  • 979-Turismo

As alterações podem ser conferidas aqui.

Reportagem Amanda Yargas

Avatar

amanda.yargas

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Em 2023, Cozinha Solidária preparou 70 mil marmitas, que foram distribuídas na Mesa Solidária

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

40 bares de Curitiba e Região Metropolitana apresentam opções especiais de petiscos

Jovem sofre ferimentos leves após incêndio em hotel, no Centro

Jovem sofre ferimentos leves após incêndio em hotel, no Centro

Chamas destruíram o quarto, mas não se alastraram para outros cômodos

Incêndio atinge hotel no Centro de Curitiba; veja o vídeo

Incêndio atinge hotel no Centro de Curitiba; veja o vídeo

O local fica na Rua João Negrão, em frente ao terminal do Guadalupe