ParanáGeral

24 mil profissionais de enfermagem recebem valores retroativos a maio

As parcelas referentes a maio, junho, julho e agosto já foram pagas aos estados

 24 mil profissionais de enfermagem recebem valores retroativos a maio

Foto: Gilson Abreu/ANPr

Mais de 24 mil profissionais da saúde devem receber os pagamentos de valores retroativos a maio deste ano do piso nacional de enfermagem. De acordo com a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), foram depositados no Fundo Estadual de Saúde, para repasse aos trabalhadores, cerca de R$ 49 milhões.

Os recursos são destinados aos pagamentos retroativos a maio aos profissionais de 317 municípios paranaenses. Após o depósito do dinheiro por parte do governo federal nas contas bancárias dos fundos de saúde, os estados e municípios devem realizar o pagamento aos estabelecimentos de saúde em até 30 dias, conforme determinação da portaria do Ministério da Saúde.

Veja mais:

Foto: José Fernando Ogura/AEN

Com base em decisão do Supremo Tribunal Federal, os pagamentos devem ser realizados aos profissionais das esferas federal, estadual e municipal, assim como as entidades privadas com contrato para atender pelo menos 60% de pacientes do SUS. O Ministério da Saúde informou ainda que as parcelas referentes a maio, junho, julho e agosto foram pagas aos estados em 23 de agosto. O piso nacional instituído por lei fixou o valor de R$ 4.750 para enfermeiros dos setores público e privado.

O piso serve também como base de referência para o cálculo do salário mínimo de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%). No ano passado, o piso nacional foi instituído pela Lei 14.434, porém, foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pois a legislação não previa fonte de recursos.

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

No fim de 2022, uma proposta de emenda à Constituição foi aprovada pelo Congresso permitindo que a fonte de financiamento do piso da enfermagem ficasse fora do teto de gastos. A lei foi sancionada pelo presidente Lula (PT), em maio deste ano.

Em nota, a Sesa informou que em relação aos valores que o Paraná deve receber até dezembro, a pasta ainda aguarda publicação de edital da portaria do Ministério da Saúde e que o cálculo e os critérios de distribuição aos municípios foram estabelecidos pelo próprio Ministério da Saúde.

Informações: Leo Coelho

Avatar

Frederico Machado

UEPG vai investir em mais segurança para evitar crimes

UEPG vai investir em mais segurança para evitar crimes

Universidade se pronunciou após tentativa de estupro sofrida por funcionária

Endividamento segue em queda no Paraná

Endividamento segue em queda no Paraná

O estado ainda tem o maior porcentual de pessoas com dívidas do Brasil

Ventos de até 60 km/h podem atingir o Litoral

Ventos de até 60 km/h podem atingir o Litoral

Marinha do Brasil emitiu alerta de segurança válido até quinta-feira (9)