PolíticaEleições

249 seções serão auditadas pelo Tribunal de Contas da União

Só em Curitiba, 39 boletins vão participar da auditoria

 249 seções serão auditadas pelo Tribunal de Contas da União

Divulgação TRE/PR

249 seções eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná serão auditadas pelo Tribunal de Contas da União. Os equipamentos foram sorteados aleatoriamente.

As seções pertencem a 150 zonas eleitorais do Paraná (80,64% das zonas eleitorais do estado) e abrangem 141 municípios. Só em Curitiba, 39 boletins vão participar da auditoria. 

Logística

A Secretaria de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação do TRE-PR definiu seis cidades polos para a realização de reuniões presenciais e transporte dos boletins até a capital. Além de Curitiba, Guarapuava, Ponta Grossa, Londrina, Umuarama e Cascavel funcionaram como polos de distribuição dos relatórios.

Um servidor de cada polo teve a atribuição de receber os boletins das zonas eleitorais da região a trazê-los até a sede do TRE-PR, em Curitiba. Todos os boletins recolhidos foram entregues ao TRE-PR na quarta-feira (12) e transmitidos pessoalmente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira (14).  

A entrega em Brasília foi realizada pelo secretário de Orçamento, Finanças e Contabilidade do TRE-PR, Helton Jose Sanches, e pelo servidor da Seção de Auditoria da Gestão e da Governança Bruno Roriz Macedo.

A seguir, o TSE passará os boletins para o Tribunal de Contas da União, o que deve ocorrer até o dia 20 de outubro.

Veja mais:

Auditoria do TCU 

Ao todo, 4.577 seções eleitorais foram sorteadas pelo Tribunal de Contas da União e vão passar pelo teste no Brasil. Foram requisitados boletins de aproximadamente 2,3 mil municípios. Isso significa que cerca de 40% dos municípios com eleição, no Brasil e no exterior, terão pelo menos uma urna auditada. 

Das 4.577 seções sorteadas, cerca de 970 estão localizadas em capitais e dez no exterior. A meta mínima de conferência é de 4.161 boletins. 

A amostra tem grau estatístico de confiabilidade de 99% e margem de erro de 2%, além de considerar a variância de 50%. Os parâmetros foram estabelecidos pela equipe de auditoria do Tribunal de Contas da União considerando critérios de risco. 

O objetivo é garantir a confiabilidade das informações repassadas pelas instituições públicas à sociedade. O Tribunal de Contas da União iniciou em 2012 a auditoria sistemática da votação eletrônica brasileira. A relatoria está a cargo do ministro Bruno Dantas, presidente em exercício, e o prazo estimado para a conclusão é março de 2023.


Reportagem: Lorena Pelanda, com informações do TRE/PR

Avatar

lorena.pelanda

Projeto prevê transparência nas parcerias entre o Poder Público e influenciadores

Projeto prevê transparência nas parcerias entre o Poder Público e influenciadores

O texto institui a Semana Estadual do Influenciador Digital, que deve ser celebrada em novembro

Instalação de arquitetura hostil pode ser proibida em Curitiba

Instalação de arquitetura hostil pode ser proibida em Curitiba

Projeto de lei foi aprovado por duas comissões e volta a ser discutido em breve

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Até 9 de julho, hospitais, consultórios, entre outros, terão que se adaptar à norma

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

A decisão é da juíza eleitoral Cristine Lopes, da 1ª Zona eleitoral de Curitiba.