32ª fase da Lava Jato mira no FPB Bank, que movimenta dinheiro sujo no exterior

FPB Bank é alvo da 32ª fase da Lava Jato. (Foto: Divulgação/FPB Bank)
FPB Bank é alvo da 32ª fase da Lava Jato. (Foto: Divulgação/FPB Bank)

Três dias depois da última operação, a Polícia Federal desencadeou a 32ª fase da Lava Jato. São cumpridos 17 mandados judiciais – sendo sete de condução coercitiva (quando a pessoa é levada para prestar depoimento e depois é liberada) e 10 mandados de busca e apreensão. Desta vez não há ordens de prisão preventiva ou temporária.

Cerca de 60 policiais federais participam da operação. As ordens judiciais são cumpridas no estado de São Paulo, nas cidades de Santos, São Bernardo do Campo e também na capital paulista.

O principal alvo da Operação Caça-Fantasmas – 32ª fase da Lava Jato – é o FPB Bank Corporation, instituição panamenha que atuaria no Brasil sem permissão do Banco Central. Para a Polícia Federal, o grupo estava atuando, em conjunto com a também panamenha Mossack Fonseca, na abertura de offshores irregulares e movimentação de dinheiro sujo no exterior.

O FPB Bank pertence ao banqueiro Nelson Pinheiro, que aparece no site oficial como presidente da instituição. Ele faz parte de uma tradicional família do Ceará, sendo que irmãos do executivo foram donos do antigo Banco BMC.

Nelson Pinheiro também é acionista majoritário do Grupo Brickel, outra instituição financeira que atua no Brasil. No site o FPB Bank consta ainda que a empresa tem como acionista “à segunda geração de uma família brasileira de banqueiros”, possível referência a família Pinheiro. A Polícia Federal não divulgou se existe qualquer mandado contra o banqueiro.

Na 32ª fase da Lava Jato são investigados crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e organização criminosa transnacional.

A fase recebe o nome de “Caça-Fantasmas”. De acordo com a Polícia Federal, é uma referência a um dos objetivos principais da investigação, que apura a real atuação da Mossack Fonseca no Brasil. A instituição atua, segundo a PF, de forma “obscura” e faz operação financeiras de forma oculta com características ilícitas.

Como de costume, a Polícia Federal organiza uma coletiva de imprensa. Todos os detalhes da operação devem ser esclarecidos às dez horas da manhã.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição