ParanáGeral

Quase 50% dos ferimentos em tartarugas são causados por embarcações

Os estudos são feitos por médicos veterinários da Universidade Federal do Paraná

 Quase 50% dos ferimentos em tartarugas são causados por embarcações

Foto: divulgação/UFPR

Entre 153 casos de lesões em tartarugas, aproximadamente 50% (76) são causados por navios e barcos. O estudo é do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre os anos de 2015 e 2022.

Veja mais:

Os animais analisados apontam cortes na carapaça, um padrão que indica atropelamentos causados por grandes embarcações. Os técnicos também indicam que os hematomas nas fraturas são comuns quando a tartaruga ainda está viva.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos é responsável pela análise dos casos de praias em Laguna (SC) até Saquarema (RJ). O controle entre as praias do litoral do Paraná é feito pelo LEC-UFPR, de Guaratuba a Guaraqueçaba.

O médico veterinário da Universidade Federal, Andrei Manoel Brum Febronio, afirma que há um padrão nas regiões onde os cortes são localizados.

“Além dos três cortes paralelos, sinuosos e simétricos, havia um quarto, no plastrão (ventre) do animal, coincidindo com um dos cortes da carapaça, o que evidencia que o animal girou no próprio eixo durante o atropelamento”.

Os estudos visam a alta ocorrência em que a ação humana interfere no ambiente aquático. De acordo com Carolina de Souza Jorge, médica veterinária do projeto, a regulamentação da velocidade dos veículos náuticos é uma medida que deve ser analisada. A definição de distâncias a serem mantidas por embarcações para áreas em que os animais ficam também é fundamental.

Além de tartarugas, golfinhos são geralmente afetados e atingidos por barcos e navios.

Informações: Fred Fiandanese, com supervisão de Leonardo Gomes

Avatar

Frederico Machado

Paraná emitiu um milhão de carteiras de identidade em 2024

Paraná emitiu um milhão de carteiras de identidade em 2024

Para solicitar a Carteira de Identidade Nacional, é necessário realizar o agendamento pelo site da

Requalificação da orla de Pontal do Paraná; saiba mais

Requalificação da orla de Pontal do Paraná; saiba mais

O edital de licitação das obras foi publicado nesta quarta-feira pelo Governo do Paraná