ParanáGeral

68% das cidades do Paraná melhoraram a taxa de alfabetização

Proporção da população que sabe ler e escrever aumentou em 270 municípios paranaenses

 68% das cidades do Paraná melhoraram a taxa de alfabetização

Foto ilustrativa/Freepik

68% das cidades do Paraná melhoraram a taxa de alfabetização na última década. A proporção da população que sabe ler e escrever aumentou em 270 municípios paranaenses entre 2010 e 2022, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Veja mais:

Curitiba é a cidade com o melhor índice de alfabetização. Na capital paranaense, apenas 1,5% dos moradores com 15 anos ou mais são analfabetos. O município de Quatro Pontes, na região oeste do Paraná, aparece em segundo lugar, com 1,6% de residentes que não sabem ler e escrever. Seguida por Maringá, na região noroeste, com 2%.

Conforme o secretário de Educação, Roni Miranda, a proporção de analfabetos no Estado caiu de 6,3% para 4,3% em 12 anos. Para ele, o resultado é uma conquista de todos os municípios.

Para alcançar o indicador, algumas políticas públicas foram promovidas, entre elas, o programa Educa Juntos – que apoia os municípios na melhoria da aprendizagem e alfabetização – e o incentivo à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No ano passado, foram impactadas mais de 76 mil pessoas na modalidade que permite a retomada dos estudos. A professora de matemática Cristina Khosan explica que investir na alfabetização tem relação direta com a melhoria do futuro do Estado.

Quando se fala no engajamento de estudantes, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Um exemplo é a Escola Estadual Doutor Sebastião Paraná, em Wenceslau Braz, no norte pioneiro. Com a ajuda de um professor de computação, os alunos criaram um aplicativo para avaliar os cardápios da merenda.

Para Kheronn Machado, a iniciativa elevou o comprometimento dos alunos com os estudos.

A taxa de alfabetização do Paraná saltou para 95,7%. Já o índice de analfabetismo está abaixo do nacional, que é de 7%. Entre os estados brasileiros, o Paraná ocupa a 6ª colocação.

Reportagem: Mirian Villa

Avatar

Paula Duraes

STJ restabelece indenização em caso de mulher morta em casa

STJ restabelece indenização em caso de mulher morta em casa

Naquela madrugada, vizinhos ligaram mais de oito vezes para a Polícia Militar para pedir socorro

Três pessoas morrem em acidente em Castro (PR), neste domingo

Três pessoas morrem em acidente em Castro (PR), neste domingo

Acidente foi registrado na PR-340; veículos bateram de frente

Confiança do empresário do comércio paranaense tem queda em setembro

Confiança do empresário do comércio paranaense tem queda em setembro

No acumulado dos últimos 12 meses, o ICEC apresenta alta de 1,9%