Pesquisa mostra impacto econômico do UFC em Curitiba

UFC 198 (Foto: Angelo Sfair/BandNewsFMCuritiba)
UFC 198 (Foto: Angelo Sfair/BandNewsFMCuritiba)

45 milhões de reais. Esse foi o impacto econômico gerado pelos turistas que passaram o último final de semana em Curitiba para assistir o UFC (Ultimate Fighting Championship) 198. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), que foi apresentada hoje (sexta) na Prefeitura de Curitiba. Ao todo, 45 mil pessoas foram ao evento e, dessas, 19.155, ou seja, quase a metade, não mora em Curitiba e passou em média 3,2 dias na capital. Segundo o professor e pesquisador da UFPR que coordenou o estudo, José Gândara, entre os 45 milhões de reais movimentados estão gastos diretos e indiretos.

De acordo com a prefeitura, os cofres públicos municipais receberam mais de 500 mil reais com o evento. Segundo o professor da UFPR, gastos diários de turistas com o UFC em Curitiba se comparam ao período da Copa do Mundo no Rio de Janeiro, em 2014.

A maioria dos turistas, 28%, veio do interior do Paraná, seguido por São Paulo, com 23%, e Santa Catarina, com 18%. 2% eram estrangeiros, a maioria do Paraguai, seguido por Espanha, Chile e Argentina. Para 35% dos visitantes esta foi a primeira viagem a Curitiba. A principal reclamação entre os entrevistados foi o valor cobrado pelos estacionamentos, que variava entre 50 e 150 reais. Mesmo assim, 97% afirmaram que voltariam a Curitiba para outro UFC. De acordo com o Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (CTur), Caíque Ferrante, existe a possibilidade de outras grandes produções acontecerem na cidade, como jogos de NBA.

Ao todo, 811 pessoas foram entrevistadas pela equipe da UFPR. A margem de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de 2% para mais ou para menos.

Conforme a prefeitura, dados do próprio UFC mostram que o evento é transmitido para um bilhão e 200 milhões de lares pelo canal Pay Per View, o que proporcionou grande visibilidade para a cidade.

Durante o fim de semana o número de usuários da linha turismo praticamente dobrou. Normalmente são utilizados seis ônibus para o transporte de cerca de mil e quinhentos passageiros por dia. No último fim de semana foram 18 veículos, com passagens de quase oito mil pessoas.

A edição do UFC em Curitiba foi a terceira maior da história do evento.  O público só foi menor do que nas edições do UFC Melbourne (Austrália) e do UFC Canadá. 16 mil pessoas participaram da pesagem oficial. Foi o maior público já registrado pelo UFC em uma pesagem.

A luta principal foi a disputa do cinturão dos pesos-pesados entre Fabrício Werdum e o croata-americano Stipe Miocic, que terminou com a derrota do brasileiro. Outra luta bastante aguardada foi entre os brasileiros Ronaldo “Jacaré” e Victor Belfort. Os curitibanos Mauricio Shogun e Cris Cyborg também subiram ao octógono e saíram vencedores. Entre os dez confrontos contra estrangeiros os atletas do Brasil se deram melhor em oito oportunidades.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição