PF deflagra Operação Quijarro contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na Fronteira

Operação Quijarro tem como foco quadrilha de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. (Foto: Divulgação/PF)
Operação Quijarro tem como foco quadrilha de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. (Foto: Divulgação/PF)

11 pessoas já foram presas desde a manhã desta quarta-feira (29), quando foi desencadeada pela Polícia Federal (PF) a Operação Quijarro, que combate uma organização criminosa internacional de tráfico de drogas nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Todos os presos, até agora, são brasileiros e tem alguma ligação com a quadrilha. São traficantes, transportadores e também fornecedores de cocaína. Dos 11 presos, quatro foram presos no Paraná – dois em Londrina, na região Norte, e outros dois em Araucária, na região metropolitana de Curitiba.

Outros sete presos vivem no estado de São Paulo. Um boliviano que mora na capital paulista é considerado foragido. A Polícia Federal também busca por uma pessoas com mandado de prisão preventiva em aberto na cidade de Corumbá (MS). Há, ainda, um último mandado de prisão preventiva cumprido na Bolívia.

No total, são cumpridos 81 mandados judiciais, sendo 14 de prisão preventiva, 17 de busca e apreensão em imóveis, 43 de busca e apreensão de veículos e 7 de condução coercitiva, quando os suspeitos são encaminhados para prestar depoimento.

Os mandados são cumpridos em Londrina e Araucária, no Paraná, Corumbá, no Mato Grosso do Sul, Martinópolis, Presidente Prudente e São Paulo, no estado paulista. As investigações da PF mostraram que um dos grupos responsáveis pelo transporte de cocaína estava instalado em Londrina, no norte do Paraná, e possuía ramificações em outras cidades do Brasil, Bolívia, Colômbia e até Espanha.

A operação de hoje é resultado de uma cooperação internacional com a polícia da Bolívia. Por lá, a polícia conseguiu prender um dos traficantes mais procurados do país. Ele era responsável pela entrada de cerca de duas toneladas de cocaína todos os meses no Brasil. Mais de 3 toneladas da droga já foram apreendidas e cerca de 10 milhões de dólares foram sequestrados do núcleo boliviano do esquema.

A quadrilha usava caminhões especialmente preparados para transportar a cocaína. A droga ficava escondida em fundos falsos. Os bandidos simulavam transportes lícitos para driblar as fiscalizações na Fronteira.  Os caminhões era dirigidos por motoristas com experiência nesse trajeto, acostumados com o transporte de drogas.

Os presos nesta operação vão responder por tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico, falsificação de documentos públicos e privados, furto, roubo, homicídio e organização criminosa. A operação de hoje foi batizada de Quijarro em referência à cidade de Puerto Quijarro, na Bolívia. O município faz fronteira com a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e era por lá que entrava a droga no Brasil.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição