Esportes

Paranaenses competem no Campeonato Mundial de Meio Ironman, na Austrália

Foto: Reprodução / Ironman Austrália
Foto: Reprodução / Ironman Austrália

Pelo menos dez paranaenses participam no dia 04 de setembro do Campeonato Mundial de Meio Ironman ou Ironman 70.3, que vai ser realizado na cidade de Mooloolaba, na Austrália. Ao todo, são 105 brasileiros que disputam o pódio com dois mil atletas de mais de 70 países.

As maratonas Meio Ironman são compostas por trajetos de longas distâncias. São 1.900 metros de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21 quilômetros de corrida. O campeonato da Austrália vai ser disputado por atletas amadores, mas nem por isso, a rotina de treinamentos diminui.

O técnico de triatlo, que treina uma equipe de Curitiba, Maurício Letzow, explica que para conseguir um bom rendimento nas provas é necessário dedicação e disciplina. Além disso, o treinador lembra que é importante conciliar a rotina do esporte com o dia a dia de cada atleta

O técnico explica que uma das adversidades que os atletas vão encontrar durante a prova é a diferença climática.

Vanusa Alberti é triatleta há dois anos e começou a intensificar os treinos depois de um problema de saúde. Ela conta que a adaptação não foi tão fácil, mas hoje, as provas de longa distância se transformaram em um estilo de vida.

A triatleta conquistou a tão sonhada vaga para o Campeonato Mundial da Austrália depois de concluir a prova de Meio Iron em Buenos Aires, em março deste ano. A competidora fala sobre o que espera da prova.

O Ironman 70.3 integra o seleto grupo de provas do triatlon mundial e representa a metade das distâncias do Ironman. O Ironman foi criado nos Estados Unidos em 1974 e, atualmente, há um circuito mundial de 26 competições em diversos países.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Após vitória, Varini fala sobre afastamento de Nikão

Após vitória, Varini fala sobre afastamento de Nikão

Meia treina separado após decisão do treinador, que também valorizou resultado contra o Racing