Curitiba é quinta colocada no ranking de PIB dos municípios do IBGE

Imagem: IBGE
Imagem: IBGE

Curitiba teve perda de 0,1% do Produto Interno Bruto e ocupa a quinta posição na lista do PIB dos Municípios de 2014, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A capital paranaense respondia em 2014 por 1,4% da produção produção nacional, com PIB de 78 milhões, 892 mil e 229 reais. De 2010 a 2013, nos levantamentos anteriores, Curitiba produzia 1,5% do PIB brasileiro. Apesar da queda, manteve a posição atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. De acordo com o levantamento, a queda de 0,1% está relacionada ao setor de serviços.

O economista Wilhelm Meiners, professor da PUC, afirma que os dados de 2015 e 2016 devem indicar uma redução maior no setor de serviços, que é a principal atividade econômica Curitiba.

Em todo o país, outro dado mais recente, também divulgado nesta quarta, mostra que o setor de serviços, que inclui transportes, correio, informação, comunicação, profissionais administrativos e complementares, entre outros, teve a maior queda anual da série histórica. A redução em comparação com outubro do ano passado foi de 7,6%.

Para o professor Wilhelm Mainers, o setor da indústria sofre com a crise há mais tempo, principalmente por conta da valorização do câmbio. Com o aumento da exportação no médio prazo, a indústria pode recuperar o nível de atividade.

A indústria exportadora deve se recuperar. Já a agricultura, que poderia impulsionar a economia, deve ter problemas causados pelo clima. A indústria para consumo interno ainda não mostra indícios de recuperação. Segundo o professor, a situação deve melhorar a partir do segundo semestre do ano que vem, mas depende de medidas do governo.

A consequência de baixar o juros, segundo o professor, seria negativa se a economia estivesse em aceleração. Isso causaria maior inflação. Mas em momento de contração, baixar os juros é a solução.

Economia do Paraná

Ainda de acordo com os dados do IBGE divulgados nesta quarta, o Paraná passou a ter, em 2014, oito cidades entre as 100 maiores economias do Brasil. Em 2013, eram sete. Além de Curitiba, na quinta colocação, está São José dos Pinhais, na trigésima segunda posição, Londrina (na posição de número 50), Maringá, (59), Ponta Grossa (72), Foz do Iguaçu (90), Cascavel, (97) e Araucária, na posição de número 98.

Com apenas 5 mil habitantes, o município de Saudade do Iguaçu, no Sudoeste, é o que registrava, em 2014, o maior PIB per capita do Estado, com 105 mil reais por pessoa no ano. O PIB per capta é o produto interno bruto dividido pela quantidade de habitantes. A economia da cidade é fortemente influenciada pelas operações da usina de Salto Santiago, no Rio Iguaçu, que é uma das maiores do Sul do País. Em seguida vem Indianópolis, com PIB per capita de 83 mil; São José dos Pinhais, com 79 mil; além de Araucária; Cafelândia e Carambeí, com valores entre 60 e 70 mil reais.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição