Política

Aprovado projeto de lei que estabelece teto de gastos para o governo do Paraná

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB). (Foto: Sandro Nascimento / Alep)

Os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei que estabelece um teto de gastos para o governo do Paraná nos anos de 2018 e 2019. A proposta, de autoria do Executivo, foi encaminhada à Assembleia Legislativa no dia 25 de setembro e passou ontem (segunda, 9) em segundo turno com 27 votos favoráveis. Outros 14 parlamentares votaram contra e um se absteve.

O texto limita o crescimento das despesas do Estado ao índice da inflação acumulada no ano anterior, medido pelo IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O governo justifica que a medida é necessária para adaptar a legislação paranaense ao teto definido em lei pela União como contrapartida para a renegociação da dívida de 25 unidades da Federação. Com a ajuda, os juros foram reduzidos e o prazo de pagamento ampliado. Isso levou a uma economia de aproximadamente R$ 700 milhões no gasto do Paraná com a dívida pública em 2016 e mais R$ 450 milhões neste ano.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo na Alep, esclarece que a ideia é direcionar os recursos para áreas essenciais ao bem-estar da população.

A oposição na Casa e os sindicatos, todavia, criticaram a iniciativa com o argumento de que, na prática, ela congela os salários do funcionalismo público estadual pelos próximos dois anos. Isso porque, com esse teto, o Estado fica impedido de promover reajustes.

O texto enviado pelo Executivo aos deputados foi fornecido pela Secretaria do Tesouro Nacional. Para 2017, a inflação prevista pelo IBGE com base no IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, é de 3%, enquanto as projeções para o ano que vem estão em 4,4%.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Prefeitura pede extinção alegando que os instrumentos foram incluídos em novas regras

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Projeto também facilitou a criação do título para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Novo substitutivo foi protocolado na proposta que deseja regulamentar o compartilhamento de bikes

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Proposta foi votada nesta terça-feira (30) e foram solicitadas mais informações à Prefeitura