Curitiba testa biarticulado Scania

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Um novo ônibus biarticulado começa a ser testado nesta terça-feira (5) pela Urbs. O ônibus, da empresa Scania, vai rodar na linha Santa Cândida-Capão Raso e transportar passageiros a partir das 5h10.  Nas próximas semanas, o ônibus vai circular em horário operacional completo.

Desenvolvido especialmente para as especificações de Curitiba, o coletivo tem as mesmas características dos biarticulados da Volvo que já rodam na cidade, com 28 metros de comprimento, capacidade para 270 pessoas e motor Euro 5 a diesel.

Antes de entrar em operação, a equipe técnica da Urbs avaliou as especificações do veículo Scania para conferir se realmente estavam adaptados para as condições da cidade, como por exemplo, modulação das portas, acessibilidade, dispositivos de segurança e embarque em nível, que é um dos diferenciais do transporte coletivo de Curitiba.

O ônibus ficará em teste na linha Santa Cândida-Capão Raso até fevereiro, tendo como responsável a empresa Viação Cidade Sorriso. Após o prazo, a Scania poderá determinar outra empresa para testes e, consequentemente, outra linha.

Executivos da empresa apresentaram o modelo do biarticulado ao prefeito Rafael Greca no dia 22 de novembro. Na ocasião, o prefeito foi informado de que é possível testar um modelo movido a gás natural.

De acordo com a prefeitura, em março, serão entregues 25 novos biarticulados como programa de renovação da frota do transporte coletivo da cidade. Até 2020 serão, no mínimo, 450 ônibus novos em circulação.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem